ícone whatsapp

Hospital do Coração realiza atendimento gratuito e orienta sobre importância da prevenção

26.10.2018 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Outubro é mundialmente conhecido como mês de conscientização da importância da prevenção no combate ao câncer feminino, porém, entre as mulheres, o infarto mata mais do que câncer. Pensando nisso, a equipe de médicos cardiologistas do Hospital do Coração, em Campo Grande, organizou uma ação social para atender mulheres e orientar sobre cuidados com coração.

No Brasil, as mortes por doenças cardiovasculares cresceram 10% nos últimos dois anos. Os números da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que 45 pessoas morrem por hora de problemas relacionados ao coração. De acordo com a sociedade Brasileira de Cardiologia, as principais causas de doenças cardiovasculares são: hipertensão; colesterol elevado; diabetes; álcool; tabagismo; sedentarismo; obesidade e estresse.

Com nome de “Prevenção é Saúde”, a ação, realizada nos dias 25 e 26 deste mês, ofereceu atendimento gratuito e orientação. Quem participou pode aferir pressão, consultar peso e realizar exames gratuitos.

Conforme a médica Letícia Trad Martins Costa, uma das organizadoras, o objetivo é conscientizar as mulheres quanto aos riscos de doenças cardiovasculares. “Pensamos em aproveitar o outubro rosa para realizar a detecção precoce de doenças cardiovasculares, que são muito comuns em mulheres, devido a fatores como infarto e a perda hormonal após menopausa. Nosso objetivo é mostrar a importância da prevenção e da detecção precoce de doenças”, explica.

Cristina Borges da Silva, 47 anos, aprovou o atendimento. Cristina esteve na manhã desta sexta-feira no Hospital do Coração para se informar a respeito das doenças cardiovasculares. “Eu sou hipertensa e quando soube que equipe de médicos do Hospital do Coração estava fazendo esse atendimento gratuito decidi vir para ter informações mais precisas sobe cuidados com saúde e descobri que preciso dar mais atenção à minha saúde, principalmente à alimentação”.

O vereador Otávio Trad, que apoiou evento, esteve na manha desta sexta-feira para acompanhar o atendimento. “Toda iniciativa em prol da saúde é válida. Apoiamos esta ação porque é importante orientar as pessoas em relação aos cuidados necessários para prevenir doenças do coração”.

Heloísa Lazarini
Assessoria de Imprensa do Vereador