14.03.2019 · Vereador Dr. Cury
Hospitais públicos poderão liberar a entrada de animais de estimação
img_3017_ver_dr_eduardo_cury_fto_izaias_medeiros

Pacientes internados em hospitais públicos de Campo Grande poderão receber visita de animais de estimação. É o que prevê projeto de lei nº 9.245/19, de autoria do vereador Dr. Cury (SD), apresentado hoje (14), dia em que é comemorado o Dia Nacional dos Animais.

Pela proposta, os hospitais serão responsáveis por estabelecer normas e procedimentos, contendo tempo e local de permanência dos animais. A entrada dependerá de solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente, autorização da comissão de infectologia do hospital e, além disso, os pets deverão estar com a vacinação e saúde em dia.

O acesso dos animais não será permitido nos setores de isolamento, quimioterapia, transplante, assistência a pacientes vítimas de queimaduras, central de material e esterilização, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), áreas de preparo de medicamentos, farmácia, áreas de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos.

De acordo com o autor do projeto de lei, a iniciativa visa contribuir com a recuperação de pacientes, visto que há estudos comprovando a influência positiva que os animais têm na saúde humana. “É comprovada a contribuição que os animais, principalmente os de estimação, têm na recuperação de pessoas enfermas, quer seja criança, adulto ou idoso. Muitos Países e alguns estados brasileiros já aderiram a essa lei, e queremos implantar também em Campo Grande”, defendeu o vereador, com atuação médica há 43 anos.

Dr. Cury ressaltou ainda que a proposta reforça a importância do processo de humanização nos locais de atendimento à saúde. “Temos ouvido falar tanto na humanização do atendimento a pacientes e esta ação só reforça essa necessidade, resultando em saúde e bem-estar a quem está em um leito de hospital”, concluiu o vereador.