ícone whatsapp

Gerente da Sesau alega problemas psiquiátricos e falta à oitiva da CPI das Vacinas

08.07.2016 · 12:00 · CPI

Convocada para ser a primeira servidora da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) a ser ouvida pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Vacinas, a gerente Técnica do Setor de Imunizações da pasta, Cassia Tiemi Kanaoka, alegou problemas de saúde e não compareceu à oitiva, na tarde desta sexta-feira (08). O titular da Secretaria, Ivandro Fonseca, enviou ofício informando que a servidora está de atestado desde o dia 28 de junho.
 
Conforme o laudo psiquiátrico, Kanaoka é vítima de um “quadro de reação aguda ao estresse, ansiedade e insônia”, já que sua “vida profissional é atribulada e afeta sua saúde”. Seu quadro requer afastamento por 60 dias, ainda segundo o documento.
 
O relator do CPI, vereador Dr. Lívio, apontou uma irregularidade no laudo: segundo ele, está em desacordo com a resoluções do CFM (Conselho Federal de Medicina), já que afastamento superior há 15 dias não deve ser feito pelo médico assistente, mas pelo mérito perito que faz o exame.
 
“O prazo solicitado coincide com o fim da CPI. Se ela não for ouvida, estaremos com o prazo da CPI vencido. Na véspera da oitiva, você recebe um comunicado como esse?”, questionou o vereador Alex do PT, presidente da CPI. “Tanto a Comissão, como a Prefeitura, quer contribuir. Mas não é o que estou vendo por parte do secretário. É uma tentativa clara de obstrução a CPI”, criticou o vereador Chiquinho Telles.
 
Os vereadores do colegiado ainda aprovaram um requerimento solicitando o laudo junto ao órgão pericial. O documento será encaminhado para análise do CRM (Conselho Regional de Medicina). 
 
A CPI também solicitou à Sesau CPF e RG da servidora Patrícia Mecatti Domingues, supervisora geral da Coordenadoria de Atenção Especializada da Diretoria de Assistência Social da pasta.
 
A ausência comprometeu ainda o depoimento da gerente da Unidade Básica de Saúde Dr. Astrogildo Carmona (UBS Vila Carlota), Léia Cristina Oliveira de Souza, que também seria ouvida hoje. 
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal