ícone whatsapp

Fritz intercede por melhorias na Comunidade Sucuri

29.11.2018 · 12:00 · Vereador Fritz

Para produtora rural Francisca Gutierrez, o conceito de produção implantado na Comunidade Sucuri aproxima pessoas da agricultura familiar. Ela conta que no local há 100 chácaras e que muitas famílias têm a oportunidade de morar no campo e trabalhar bem pertinho da cidade.

Moradora da região, Gutierrez explica que a proximidade com a área urbana foi um dos fatores que a motivou a trocar a vida na Capital pela roça. Há seis anos ela comprou uma propriedade na região, mas só em 2015 resolver mudar-se para o local.

Hoje, além do trabalho na variedade de frutas, verduras e hortaliças, a produtora exerce um papel fundamental dentro da comunidade: a interlocução com o poder público, para  viabilizar as demandas da comunidade.

“Tenho feito minha parte pela nossa gente e conto sempre com a ajuda do vereador Enfermeiro Fritz que tem participado ativamente dos nossos encontros e buscado alternativas para resolver nossa situação”, comenta. 

Conforme Francisca, a participação do parlamentar tem sido fundamental para dar visibilidade aos problemas da região, agilizar os encaminhamentos nas secretarias e, com isso, melhorar a qualidade de vida no local.

“Procuro estar presente nas reuniões mensais do Sucuri para ouvir as reclamações, apontar caminhos e sugerir mudanças”, explica Fritz.

De acordo com o vereador, o maior problema dos produtores está relacionado a péssimas condições da estrada que liga a comunidade ao perímetro urbano de Campo Grande.

A pedido do parlamentar, um funcionário da Secretaria de Obras do Município esteve no local para constatar a situação da via que escoa os alimentos produzidos nas propriedades rurais e que abastece sacolões, feiras de bairro, super-mercados, além do Ônibus Saladão, veículo que funciona como mercado itinerante.

Após a visita, o técnico esclareceu à comunidade que a secretaria fará um estudo técnico no local para estabelecer um prazo para os inicio das obras. Ele adiantou que a estrada precisa de serviço de drenagem pluvial, antes de começar os reparos.

Outra antiga reclamação dos moradores é a falta de iluminação pública no entorno do centro comunitário onde residem muitas famílias e circulam crianças e adolescentes no período noturno. “Os jovens costumam embarcar no ônibus no fim da tarde para estudar na cidade.

Quando retornam da escola, está tudo escuro o que traz uma sensação de medo e insegurança a todos”, explicou Francisca. 

Com os postes já fixados no local, a instalação de braços de luminárias depende agora da secretaria que obedece a um cronograma de critérios para implantar o serviço de iluminação na região.

A previsão é que os trabalhos comecem no mesmo período em que serão realizados os reparos na estrada.

Alexsandro Nogueira

Assessoria de Imprensa do Vereador