ícone whatsapp

Frente Parlamentar promove terceira reunião e debate reativação do Conselho Municipal do Idoso

28.11.2018 · 12:00 · Reunião

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara de Vereadores de Campo Grande, promoveu na manhã desta quarta-feira (28) a terceira reunião técnica para discutir propostas e soluções para prestar assistência e promover ações que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos idosos. O debate foi proposto pela vereadora Enfermeira Cida Amaral, que preside a Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso da Casa de Leis.

Em pauta hoje, foi abordada a reativação do Conselho Municipal do Idoso. Ainda nesta semana, foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande decreto tratando dos representantes da sociedade civil, dentre as entidades da área, no Conselho. Os encaminhamentos para publicação do edital de convocação devem ser feitos nos próximos dias. O procedimento está sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual e a promotora Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah, da Promotoria dos Direitos da Pessoa Idosa, participou da reunião nesta quarta-feira.  

“A Frente foi criada para que o idoso seja tratado com prioridade, para que possamos contemplá-lo com propostas no Legislativo e levar as reivindicações ao Executivo. Estamos na terceira reuniões, ouvindo entidades representativas que acompanham as necessidades dos idosos” afirmou a vereadora.

A promotora destacou que o Conselho é importante para deliberar e ajudar na elaboração das políticas públicas voltadas para o idoso. Por isso, está sendo feito trabalho para acompanhar a reativação e escolha da nova diretoria. 

Em debate também esteve o andamento do Fundo Municipal da Pessoa Idosa e do Fórum do Idoso. O vereador Pastor Jeremias Flores também participou da reunião e destacou a necessidade de união de todas as entidades para criação do Fórum.

A Frente Parlamentar foi instituída pela Resolução 1.268/2018 com o propósito de discutir, propor e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas à promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Participam a vereadora Enfermeira Cida Amaral, Betinho, Valdir Gomes, André Salineiro e Pastor Jeremias Flores, os quais integram a Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso além dos representantes governamentais e não governamentais que atuem em áreas de contato com as políticas públicas e privadas voltadas à pessoa idosa no município. 

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal