ícone whatsapp

Falta de limpeza em terrenos pode gerar criadouros de mosquitos da Dengue e Chikungunya

11.09.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Percorrendo os bairros de Campo Grande, há vários terrenos baldios e particulares repletos de lixo, mato alto causando problemas para a saúde pública e até a segurança da população. Todos já sabem que a combinação de lixo e chuva é o casamento perfeito para criadouro dos mosquitos transmissores da Dengue e Chikungunya, fora que entulho e lixo orgânico ajudam na proliferação de animais peçonhentos. 

A população se queixa de um terreno localizado na Rua Rotterdan, Bairro Parque Residencial Rita Vieira, onde estão jogando restos de matérias de construção e está com o mato alto causando insegurança tanto por animais peçonhentos – cobras, aranhas, escorpiões- quanto por bandidos e ou usuário de drogas que possam se esconder por lá. “Infelizmente jogar lixo em ruas e terrenos baldios já virou uma má cultura para o brasileiro, no entanto, essa falta de consciência já está sendo repelida com campanhas e para os menos conscientes a multa está sendo a solução”, explica o vereador veterinário Francisco (PSB).

Todos os dias, o gabinete do vereador veterinário Francisco (PSB) recebe pedidos de indicação para limpeza de ruas e terrenos baldios, serviços de patrolamento e encascalhamento, tapa-buraco e sinalização semafórica. “Nós cobramos todos os dias do Poder Público mais ações para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida. A minha função como vereador é fiscalizar e cobrar do poder público, mas preciso da ajuda da população para que seus problemas sejam ouvidos”, explica o parlamentar.

O veterinário Francisco, que é membro da Comissão Permanente de Meio Ambiente, explica que o descarte de qualquer tipo de material em terrenos baldios, públicos ou privados, configuram crime ambiental e são puníveis com multas que variam de R$ 1 mil a R$ 8,6 mil. Quem quiser denunciar a prática pode ligar no Disque Denúncia 156, Decat 3325-2567, Guarda Civil Municipal 153 ou na 34º Promotoria de Justiça do Meio Ambiente 3317-4067. “Nosso objetivo é sempre proteger o meio ambiente, principalmente para as futuras gerações. Se olharmos a nossa volta, não precisa ir longe, em nosso quintal, quantas espécies de animais e árvores existiam e não vemos mais, basta um simples olhar, vamos preservar”, explica.

Eduardo Penedo – Assessoria de Imprensa do Vereador