ícone whatsapp

Falta de licitação para poda de árvores emperra 700 pedidos já autorizados, diz Veterinário Francisco

30.10.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O corte de árvore sem autorização da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) pode gerar multa de até oito mil reais, no entanto, já tem cerca de 700 pedidos de poda autorizada, mas não pode ser executada em razão da Prefeitura de Campo Grande não ter a empresa licitada para fazer esse procedimento. “Eu já protocolei só esse ano 18 pedidos de poda, mas nenhuma delas foi atendida, pois não tem empresa licitada. Muitas dessas podas são emergências, pois as árvores estão ameaçando a segurança das pessoas”, explica o vereador veterinário Francisco (PSB).

Em junho desse ano foi suspenso o processo licitatório de poda de arvores que girava em torno de 1,4 milhão. A justificativa foi que era para adequar o processo licitatório a pedido das empresas. Desde então o certame está parado.

Para fazer o pedido de poda junto a Prefeitura de Campo Grande existe muita burocracia, mas com fundamento já que se houver o corte irregular pode prejudicar o meio ambiente (fauna) e até os moradores nos arredores. O primeiro passo é ir até o CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), localizado na Rua Marechal Rondon, 2665, centro, das 8h às 16h, munido de documentos pessoais e comprovante de endereço. Após a solicitação, os técnicos Dfap (Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais) farão o levantamento para avaliar a necessidade ou não de poda/remoção.

Só após o parecer emitido pelos técnicos é que a remoção da planta poderá ser feita por equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) ou por funcionários de empresas concessionárias, também mediante prévia autorização da Semadur.

A secretaria ainda alerta que moradores que realizam a poda por conta própria, conforme lei Municipal podem ser multados. Nestes casos a multa varia de R$ 4.312,50 a R$ 8.625,00.

Em casos emergenciais, quando há risco iminente à população ou patrimônio, o Corpo de Bombeiros poderá realizar a remoção. Denúncias de irregularidades e outras informações podem ser feitas/obtidas pelo telefone 156.

 

Eduardo Penedo
Assessoria de Imprensa do Vereador Veterinário Francisco