ícone whatsapp

Falta de consciência e sinalização causa acidentes com animais na região do Imbirussu

31.08.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Infelizmente o excesso de velocidade, falta de conscientização e de sinalização de trânsito vem causando acidentes com animais na região do imbirrusu. Como é o caso na avenida Júlio de Castilho, entre a Avenida José Barbosa Rodrigues e a Rua Artur Marinho, no Bairro Vila Sílvia Regina onde existe a travessia constante de capivaras que vem causando acidentes tanto para motorista quando a morte dos animais. “A falta de consciência do motorista e de sinalização vem causando muitos acidentes principalmente com as capivaras. Já entramos em contato com a Prefeitura para que fosse colocado placas indicativas no local para que os animais e os motoristas possam trafegar com mais segurança”, explica o parlamentar.   

Outro local onde esta acontecendo acidentes é na Rua Marco Antônio, em baixo do viaduto da Avenida Duque de Caxias, no Bairro Vila Romana, onde a população pede a colocação de placas de sinalização para orientar os motoristas.

O vereador Veterinário Francisco explica que esta encampando a campanha “Cuidado! Eu Freio Para Animais” para que os motoristas mantenham uma distância segura caso freiem bruscamente e não causem acidentes.

Ele comenta ainda que caso veja uma animal na rua ou até mesmo na estrada não buzine e diminua o farol até que ele passe. Isso porque a buzina pode assustar o pet e o farol pode prejudicar a visão fazendo com que ele fique paralisado no meio da pista.

Caso o acidente acontecer, a pessoa deve proteger o pet de um novo acidente sinalizando o local, verificar se está respirando e se dirigir para uma clinica veterinário mais próxima para os atendimentos necessários. Para fazer a remoção do pet sem prejudicar ainda mais deve tomar cuidado com a musculatura do animal utilizando papelão e até tolhas para preservar a coluna. E também colocar o animal no chão do carro para que caso haja uma freada o pet não caia. Se o pet estiver com ferimentos expostos e /ou sangramentos fazer uma sutil pressão para parar de sangrar e ir o mais rápido possível até uma clinica.

Segundo levantamento feito pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), os locais onde mais acontece atropelamento de animais silvestres em Campo Grande são as avenidas Nelly Martins, Afonso Pena – na região do Parque das Nações- Filinto Miller- Lagoa do amor, Prefeito Lúdio Coelho Martins, Spipe Calarge e Hiroshima. 

Além de indicações de placas de sinalização, foram protocolizadas na sessão de quinta-feira(30) indicações para fazer serviços de patrolamento e encascalhamento, tapa-buraco, vazamento de água e iluminação.

 

Eduardo Penedo
Assessoria de Imprensa do Vereador