15.05.2018 · Vereadora Enfermeira Cida
“Estamos em busca de melhores salários e carga horária digna” diz Enfermeira Cida Amaral, na 7ª Semana de Enfermagem em Dourados
7_semana_enfermagem_1

No mês de maio que se comemora o dia dos enfermeiros, dia (12), e dos técnicos de enfermagem (20), a vereadora Enfermeira Cida Amaral tem feito participações em eventos voltados para tratar de assuntos da classe. Convidada pelo COREN/MS (Conselho Regional de Enfermagem), a vereadora participou na quinta-feira (10), da 7ª Semana de Enfermagem - Mesa redonda -"Progressão Política da Enfermagem" em Dourados/MS.

O evento com o tema “Enfermagem uma voz para liderar” e “A Saúde é um direito humano”. Contou com participação do Presidente do COREN/MS, Sebastião Junior Henrique Duarte, vereador enfermeiro Fritz e enfermeiro Wilson Brum.

De acordo com a vereadora Cida Amaral, debater esse assunto e levar para os convidados alguns questionamentos, onde se percebe que a política não faz parte do corpo da enfermagem, é inovador e necessário. “A enfermagem é uma profissão humanizada integralmente na assistência para as pessoas, mas às vezes, os profissionais deixam de refletir sobre piso salarial digno e carga horária que condizente com a função. E isso só ira mudar mediante políticas publicas afirmativas para a enfermagem. Nós somos a segunda maior categoria de trabalhadores do País, então em Mato Grosso do Sul, somos cerca de 6.228 enfermeiros, 3.426 auxiliares de enfermagem e 12.422 de técnicos de enfermagem. Totalizando mais de 22 mil profissionais de enfermagem, correspondendo a uma força considerável ”, declarou.

Sobre a inserção dos trabalhadores na área da enfermagem, a enfermeira Cida Amaral acredita no poder da mudança da enfermagem. “Politicamente falando, é que conseguiremos mudar o cenário da nossa profissão. Estamos em busca de melhorias salariais, carga horária digna e condições de trabalho com dimensionamento de pessoal, compatível com a demanda de assistência. Um dado interessante é que nós mulheres, somos 84,6% da classe da enfermagem, e infelizmente não temos representação na política. Queremos mudar esse cenário”, finalizou.

Maria Pereira