ícone whatsapp

Escolas Estaduais Emydio Campo Vidal e Coração de Maria recebem Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira

13.07.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta sexta- feira (09) os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram sessão solene de outorga da Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira. A comenda é concedida a militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para difusão dos efeitos da Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial e outros setores da sociedade que prestaram serviços relevantes, por meio de atividades ou contribuição, à Associação Nacional dos Veteranos da FEB, seção Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande-MS. 

A solenidade contou com a participação de Agostinho Gonçalves da Mota (92), Oficial do Exército com o posto de tenente expedicionário, combateu na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A Força Expedicionária Brasileira foi constituída no dia 9 de agosto de 1943 para lutar na Europa ao lado dos países aliados, com um contingente formado por 25.334 brasileiros carinhosamente chamados de “pracinhas”, oriundos dos mais diversos rincões do Brasil e de todas as classes sociais. Agostinho é o presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-MS, que congrega os ex-pracinhas que combateram na Itália. “Escolhi guardar as coisas boas, e não as ruins, porque aprendemos muito com a guerra”, afirma sempre o ex-combatente Agostinho Gonçalves da Mota.

O vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou por meio de indicação da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, as Escolas Estaduais Emydio Campo Vidal e Escola Estadual Coração de Maria que foi representada pela Coordenadora pedagógica Maria Cardoso. A medalha foi criada no âmbito do Legislativo Municipal e inserida no calendário cívico por meio da Resolução n° 1.053/05

Andrea Barros

Assoessoria de Imprensa do Vereador