ícone whatsapp

Entre as capitais brasileiras, Campo Grande ainda sofre com falta de asfalto

24.05.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Mesmo Campo Grande estando no ranking das 20 cidades mais afastadas do Brasil, a falta de pavimentação ainda causa transtornos à população. Atualmente, a Capital tem 179.772 domicílios onde as ruas são pavimentadas, a falta de asfalto em vários bairros da capital morena ainda causa transtornos a moradores.

Como não tem previsão de asfaltar todos os bairros da capital Sul-mato-grossense a solução paliativa para diminuir os transtornos causados são os serviços de encascalhamento e patrolamento. 

Diariamente, há vários pedidos que chegam até o gabinete do vereador veterinário Francisco (PSB) pedindo esses serviços. Esse é o caso do terapeuta ocupacional Rodrigo Juliano de Oliveira, 34anos, morador do bairro Rita Vieira. Ele explica que faz três anos que passou pela rua que mora o serviço de patrolamento da Prefeitura. “Aqui no Rita Vieira parece que é um bairro abandonado, mesmo com grandes empreendimentos sendo feitos aqui. Quando chove abre crateras e quando está sol é um poeirão”, explica.

Durante a sessão desta quinta-feira (24), o veterinário Francisco apresentou 50 indicações, sendo que a maioria era pedidos de encascalhamento e patrolamento, além desses pedidos houve também serviços de tapa-buraco, iluminação e de vazamento de água. 

Segundo o vereador Veterinário Francisco, os pedidos de encascalhamento e patrolamento são recebidos diariamente por meio de email, telefones, whatzz. “Nós cobramos quase que todo dia da Sisep(Secretaria de Infraestrutra e Serviços Públicos) os serviços de encascalhamento, patrolamento e tapa-buraco nos bairros da Capital.A minha função é fiscalizar e cobrar do poder público, mas preciso da ajuda da população para que seus problemas sejam ouvidos”, explica o parlamentar.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica), dos 244.997 domicílios particulares permanentes em áreas urbanas com ordenamento regular, existiam pavimentação no entorno de 179.772 domicílios (73,38% dos domicílios). Já em torno de 65.055 domicílios não existe pavimentação (26,55% dos domicílios), e em 170 domicílios não houve declaração (0,07%).

Portanto, Vitória era a capital com o maior percentual de domicílios cujo entorno contava com pavimentação (98,98% dos domicílios). Campo Grande tinha 73,38% dos domicílios com o entorno pavimentado e, em último lugar, Porto Velho tinha 49,55% dos domicílios particulares permanentes em área urbana com o entorno pavimentado.

 

Eduardo Penedo

Assessor de Imprensa do Vereador Veterinário Francisco