ícone whatsapp

Enfermeira Cida visita trabalho de recuperação de dependentes químicos

24.04.2017 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

A vereadora Enfermeira Cida Amaral (PTN) visitou a unidade feminina “Nossa Senhora da Abadia” da Fazenda da Esperança, que realiza trabalho de recuperação para dependentes químicos em Campo Grande. O local fica na rodovia MS-010, na saída para Rochedinho, e funciona dentro de uma reserva florestal, na qual as recuperandas trabalham para seu melhoramento. 

A fazenda é cercada de área verde, além da casa, possui açude, cultivo de hortaliças e uma padaria, onde possibilita que as mulheres atendidas possam trabalhar e gerar renda. No local, elas ficam um ano em recuperação contra vícios como o do álcool, drogas ilícitas e cigarros. 

A Fazenda da Esperança é um programa da Igreja Católica e tem 33 unidades no Brasil, e funciona em outros 15 países. A responsável pela unidade, Daniela Lima, conta que os dependentes químicos são tratados sem medicações, valendo-se de um método baseado na convivência familiar e social, espiritual (prática da palavra de Deus e partilha da experiência) e trabalho (fonte de sustentação e terapia ocupacional). 

Cida exaltou o trabalho feito na Fazenda Esperança na recuperação as dependentes químicas. “Este tipo de trabalho mexe muito comigo. Saber que tem pessoas preocupadas com o próximo. Que Deus possa continuar dando sabedoria a todos que estão envolvidos neste projeto”, deseja a vereadora.

Hoje são 10 pacientes atendidos no local. A fazenda é referência, inclusive, há mulheres hospedadas de outros países. Uma delas é uma paciente mexicana que está há um mês e meio na fazenda trabalhando como voluntária depois de realizar o tratamento contra o vício da droga. 

Vamos ajudar

Este projeto funciona há mais de 25 anos, criado pelo Frei Franciscano Alemão Hans Stapel e por Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos em Guaratinguetá (SP).

A proposta já atendeu mais de 20 mil jovens no Brasil e em todo o mundo. Em Mato Grosso do Sul existe outra unidade que atende somente homens na cidade de Rio Brilhante, a 163 km da Capital. 

A comunidade terapêutica não possui fins lucrativos. Quem quiser contribuir com a Fazenda da Esperança, pode entrar em contato pelo telefone: (67) 3383-0400. A fazenda também está no Facebook: @fazendadaesperança.

Assessoria de Imprensa da Vereadora