ícone whatsapp

Enfermeira Cida constata falta de serviços básicos aos moradores do Residencial Samambaia

18.04.2017 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Atendendo a reivindicação da comunidade, a vereadora Enfermeira Cida Amaral (PTN) realizou uma visita aos assentados do Residencial Samambaia, localizado próximo ao Bairro Los Angeles, região sul de Campo Grande. A parlamentar conheceu de perto a rotina e os problemas enfrentados pela comunidade, que desde início do ano não têm acesso a serviços básicos como água encanada, rede de esgoto, asfalto, assistência médica e energia elétrica.

Aldevir Ribeiro, líder dos moradores, explica que foi dada entrada em um processo para pedir a posse da área para regularizar a situação das 192 famílias que hoje vivem na área. O terreno de 18 hectares é particular e serviu como sede para o clube Samambaia Country Club, entre os anos de 1980 e 2005.

Lama, buracos e esgoto a céu aberto, além da falta de serviços básicos como água e luz, obrigou os assentados a fazerem ligações clandestinas, que acarretam riscos de acidentes e prejuízos para a coletividade. A coleta de lixo feita pelo serviço de limpeza urbana também não é realizada. Durante a noite situação piora devido à falta de iluminação pública.

Outro problema enfrentado é na busca de atendimento médico. Os moradores quando procuram a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) da região tem o atendimento negado pelo fato da população não morar dentro de áreas regulamentadas. Há necessidade de deslocamento por longa distância para obter assistência médica.

A vereadora já tem defendido a região com encaminhamento de indicações solicitando policiamento e iluminação pública ao Bairro Los Angeles. Foi feita também uma indicação para a inclusão o assentamento na área de abrangência da UBSF para que os moradores tenham acesso aos serviços de saúde.

Após a visita, a vereadora garantiu que vai interceder pela comunidade, levando até os órgãos competentes a realidade vivida por estes moradores. “Espero voltar e com alguns pedidos já solucionados. É muito séria a situação que os moradores estão passando sem acesso a serviços básicos, como água e luz”, lamentou a Enfermeira Cida.

Campo Grande tem 42 mil famílias inscritas no programa habitacional do município, todos à espera de uma casa popular. Pela deficiência de políticas de habitação tem aumentado o número de ocupações de imóveis ociosos que não atendem à respectiva função social. Existem moradias irregulares instaladas nos bairros Izabel Garden, Noroeste, Anache, Bom Retiro e Cidade de Deus.

O direito a moradia é de responsabilidade do município e do Estado. 

Levantamento feito pela Agehab (Agência de Habitação de Mato Grosso do Sul) em 2014, aponta déficit de 86 mil moradias em todo o Estado, porém, um número menor que o de inscritos nos programas de habitação popular.

 

Foto e Matéria: Assessoria de Imprensa da Vereadora