ícone whatsapp

Enfermeira Cida Amaral ministra palestra sobre Prevenção de Queimaduras em Escolas Municipais da Capital

12.07.2018 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), ministrou duas palestras sobre “Prevenção de Queimaduras nesta semana. Uma das palestras foi na Escola Municipal Arlindo Lima na segunda-feira (09) e a outra, na Escola Municipal João Cândido de Souza no bairro Jardim Anache na quarta-feira (11).

As palestras ministradas pela vereadora Enfermeira Cida Amaral, fazem parte de ações integradas em decorrência a Semana de Prevenção a Queimaduras, que ocorrem em escolas municipais de Campo Grande, que foi instituída pela Lei n. 5.925/17 de autoria da Vereadora Enfermeira Cida.

Após a vivência com pacientes queimados, a parlamentar propôs um projeto que resultou na Lei n. 5.925/2017 onde institui a: Semana de Prevenção de Queimaduras: Prevenção, Tratamento, Informações, Orientações e Políticas Públicas. Onde tem como objetivo a redução de acidentes; reinserção dos pacientes na sociedade; orientações quanto aos primeiros socorros; prevenção de acidentes domésticos; manuseio no preparo do bife na chapa e o acesso de crianças a produtos inflamáveis. 

Depois de aprovado o projeto, o prefeito Marcos Trad (PSD) criou juntamente com a secretária Elza Fernandes Ortelhado, da Secretaria Municipal de Educação, a “Semana Municipal de Prevenção à Queimaduras”, que tem o objetivo de inserir palestras preventivas nas escolas municipais de Campo Grande, para informar, orientar e ajudar prevenir acidentes domésticos, em especial, traumas térmicos.

De acordo com a Enfermeira Cida, falar sobre queimaduras é questão de saúde pública. “É importante esclarecer e informar às pessoas sobre essa enfermidade que vem através de um acidente, então nosso papel enquanto legislativo é fazer a Lei, que vai servir para informar e prevenir. A queimadura é uma das patologias mais difíceis de curar, e quem passa por essa dor, jamais esquece. Precisamos falar mais sobre prevenção à queimaduras, necessitamos do fortalecimento das políticas de saúde, principalmente preventivas, pois antes de se queimar o cidadão não faz idéia do quanto são devastadores os rastros e sequelas deixados no corpo e na alma, causando muitas vezes a morte social do indivíduo. Acho importante essas palestras em escolas, pois as crianças e os adolescentes aprendem o que deve ser feito pra prevenir  e como proceder em casos de acidentes, além de, ensinar até mesmo adultos desinformados”, enfatizou a vereadora.

 

Maria Pereira

Assessoria de Imprensa da Vereadora