ícone whatsapp

Enfermeira Cida Amaral apoia Movimento “Outubro Rosa” e diz que prevenção é a melhor solução

09.10.2018 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Este mês comemoramos o outubro Rosa, mês de conscientização e adesão mundial ao movimento, que tem como objetivo estimular a luta contra o câncer de mama e o diagnóstico precoce. De acordo com o Ministério da Saúde e INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é uma doença que corresponde por 25% de novos casos anuais. Entre 2016 e 2017, foram estimadas 57.960 ocorrências em todo o país.

Conforme o INCA, o câncer de mama é o tipo da doença que mais acomete mulheres no mundo. É estimado para o biênio 2018/2019, que sejam diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Em Campo Grande 95 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama em 2017. Já no primeiro semestre de 2018, foram 46 mortes.

A favor do Movimento Mundial “Outubro Rosa”, a vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), diz que a melhor solução é a prevenção, fazendo o auto-exame e procurando profissionais. “A morte por câncer de mama é a segunda maior causa de morte no Brasil, atrás somente do câncer de pulmão. Por isso, o mês de outubro, onde fazemos campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de mama é um movimento de suma importância, onde devemos nos cuidar e orientar outras mulheres. O câncer de mama é considerado uma doença que se descoberta no início, a chance de cura é grande, porém, a descoberta tardia, faz com que as taxas de mortalidade continuem elevadas. Mulheres o auto-exame é um ato de amor, prevenção é a melhor solução” finalizou a parlamentar.

 

Maria Pereira 

Assessoria de Imprensa da Vereadora