ícone whatsapp

Em socorro à pacientes que esperam por transfusão, vereador protocola projeto de lei que troca pontos na carteira por doação de sangue

24.05.2017 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

Ouvindo a população e percebendo as necessidades do Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul), o vereador Odilon de Oliveira (PDT) protocolou o Projeto de Lei 8506 / 17 que dispõe sobre a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do doador de sangue que tenha ou venha atingir o limite máximo de pontos na carteira.

A medida, segundo Odilon, visa estimular a ação voluntária de doação de sangue e conscientizar a população na importância de uma adesão coletiva ao programa de fidelização, mediante baixa na pontuação da CNH.

Dos artigos consta que, fica assegurado ao condutor de veículo automotor, profissional ou amador, de qualquer categoria, que não tenha praticado infração gravíssima, a renovação da CNH, desde que tenha doado sangue no município no mínimo duas vezes no período de doze meses anteriores à data do pedido de renovação.

Da documentação necessária também fica designado que o interessado deve apresentar ao DETRAN os seguintes documentos: comprovante de doações de sangue, certificado de conclusão do curso de reciclagem e comprovante de pagamento das multas e demais encargos.

Com o projeto, há uma expectativa de que o número de doadores aumente. Atualmente, o Hemosul precisa de 180 bolsas de sangue diariamente para atender todas as redes do Estado. Mas, de acordo com a gerente técnica, Marina Sawada, o número de doações não chega nem perto. 

Para doar, existe algumas regrinhas, como possuir no mínimo 16 anos e no máximo 69, estar saudável e pesar mais de 55 kg. Por fim, Odilon espera que o projeto seja discutido o mais breve possível pela Câmara de Vereadores. “O resultado será muito benéfico para a sociedade”, pontua.

Kiohara Schwaab

Assessoria de Imprensa do Vereador