ícone whatsapp

Em sessão solene, profissionais de enfermagem são homenageados com a Medalha “Wanda Horta”

03.07.2018 · 12:00 · Solenidades

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram na noite desta segunda-feira (2), sessão solene de outorga da Medalha Legislativa “Wanda Horta”, em comemoração ao Dia Municipal da Enfermagem. A data foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções 1.126/2011 e 1.278/2018.

A solenidade foi aberta com apresentação musical da enfermeira Maressa Siqueira de Aragão Monteiro e contou ainda com apresentação da Banda da Guarda Municipal. Na ocasião, foram homenageados profissionais campo-grandenses em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

O presidente da Casa de Leis, vereador Professor João Rocha enalteceu o papel do profissional da enfermagem no cuidado ao próximo. “É uma felicidade receber na casa do povo os profissionais de enfermagem, os vereadores com muita sabedoria e critério buscaram entre os profissionais de Campo Grande os homenageados desta noite para receber uma medalha que é um bem material, mas a maior homenagem é a que vem do coração, no sentimento em escolher cada um de vocês. Deus tem seus anjos, e aqui na terra ele coloca os enfermeiros e enfermeiras para verdadeiramente amar e cuidar o próximo”, disse. 

Para o vereador enfermeiro Fritz a enfermagem escolhe o profissional. “Vocês não escolheram a enfermagem, a enfermagem escolheu vocês. Para ser um profissional da enfermagem é preciso ter duas características básicas, força e sensibilidade”, destacou. 

Em nome dos homenageados, a enfermeira Rozely Almeida Costa agradeceu o reconhecimento dos profissionais. “É uma honra estar aqui recebendo esta homenagem, somos profissionais competentes e qualificados porque temos um Deus que nos orienta em nosso trabalho. Agradeço em nome de todos homenageados aos vereadores pelo reconhecimento da nossa profissão”, disse.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Sebastian Rojas parabenizou a iniciativa de instituir a Medalha Wanda Horta na Casa de Leis. “Todo Projeto para valorizar a enfermagem é sempre bem-vindo e de extrema necessidade. Quero parabenizar todos os homenageados que são gente que cuida de gente”, enalteceu.

Já a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, Cássia Reis ressaltou também a importância deste profissional para o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde. “Quero parabenizar todos os profissionais que são tão importantes nos cuidados com as pessoas e também para o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde”, avaliou.

O Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren), que recebeu na ocasião em nome do conselho a Medalha Legislativa Wanda Horta, reforçou a importância do profissional da enfermagem. “Uma satisfação para o Coren estar aqui hoje prestigiando esses profissionais que são heróis, porque trabalham incansavelmente pela saúde da população campo-grandense. Peço que zelem pela enfermagem, por esses profissionais que conseguem melhorar os indicadores de saúde da Capital”, alegou.

Segundo a secretária adjunta de Saúde de Campo Grande, Andressa de Lucca o profissional da enfermagem presta um trabalho maravilhoso para toda população. “Quantas vidas este profissional salva, vocês são responsáveis por vidas. O trabalho que vocês prestam para toda população é maravilhoso. Tenho muito orgulho de ter vocês homenageados como colega de profissão, parabéns enfermagem pelo seu dia e pela homenagem”, enfatizou.

Na ocasião, a vereadora enfermeira Cida Amaral contou um pouco da história da enfermeira Wanda Horta. “É uma honra muito grande quando conseguimos instituir uma medalha, uma medalha que faz toda diferença, pois homenagear uma grande personalidade da enfermagem é uma honra, especialmente por se tratar de Wanda Horta. Ela defendeu que somos seres humanos cuidando de seres humanos, falar dos ícones da enfermagem é necessário. Quantos profissionais já salvaram vidas. Tratam-se de heróis e heroínas da profissão, admiro Wanda Horta que dedicou sua vida ao estudo dos cuidados aos outros seres humanos, a enfermeira sofria de uma doença degenerativa e mesmo assim trabalhou até seus últimos dias de vida. Esta medalha que hoje é dedicada a cada profissional sirva de reconhecimento pela  garra e dedicação de vocês”, parabenizou.

Confira a lista de homenageados:

Ademir Santana – Enir da Silva Duarte e Verginia Ajala Perez

Betinho – João Rosalino Bordon da Silva e Maria Marlene de Souza Santana

Carlão – Raiza Schneider Borges Junior e Isa Tavares Barbosa

Cazuza – Carla Liliana Gonçalves e Elisangela Corrêa da Silva

Chiquinho Telles – Genivaldo Moura Barboza e Suzana Rosa

Delegado Wellington – Neiva Regina Rocha Higa e Gorett Alves Pereira

Dharleng Campos – Mercy Da Costa Souza e Carolina Mariano Pompeo

Dr. Loester – Joseane Ferreira De Sousa Saconi e Michellen Cristina Cândido Souza

Dr. Wilson Sami – Sandra Helena Gomes Morais e Valdir Carneiro Araujo

Eduardo Romero – Fabiana Rodrigues da Silva Freitas e Sélia Regina Rodrigues

Enfermeira Cida Amaral – Neuraci Garcia Pires e Adriana Pereira Martins Carrijo

Fritz – Patricia Ribeiro Gazal Cortez e Suzicleia Strapason

Gilmar da Cruz – Adriana S. Selles Melo e Catarina Raquel Galeano Pereira

Junior Longo – Janete Américo da Silva e Rejane Ribeiro De Souza

Odilon de Oliveira – Marcia Vitória Cartides e Waldeir Rolon Sanches

Otavio Trad – Dayane Alves de Melo e Bárbara Lívia Santos Bruno

Papy – Maria Cristina Chiapetti e Nayara Aparecida Sanches Chagas

Pr. Jeremias Flores – Lurdes Regina Barbosa Areco Martins e Fabiany Monteiro Da Silva

Prof. João Rocha – Ana Paula De Oliveira Lima e Ana Gislaine Ribeiro Da Silva

Valdir Gomes – Anatash Guimarães Damazio e Rozely Almeida Costa

Veterinário Francisco – Roberta Stabullo Soares e Priscilla de Araújo Pereira Monteiro

William Maksoud – Sara Chaves dos Santos e  Ariadinis da Silva Ramires

Câmara Municipal:
Fátima Flôr Corrêa Dos Santos 
Clayton Robson De Oliveira 
Marcos Ferreira Jarcem 
Anderson Shiroma Taira 
Zuleide Bento Da Silva 
Sandra Torres Braga 
Patricia Nunes Ibanez Pesqueira 
Marcos Henrique Pereira 
Neildo Aparecido Além Ribeiro
Neusa Cristina Furlan Latine 

 

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal