ícone whatsapp

Em sessão solene, Ademir Santana volta a cobrar do Poder Executivo que ouça os representantes das entidades de Bairro

04.05.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

Durante a sessão solene da noite de ontem, que outorgou o prêmio Líder Comunitário aos presidentes de bairros e outras entidades, o vereador Ademir Santana, discursando como representante dos homenageados, enalteceu o trabalho dos líderes comunitários e também cobrou da prefeitura municipal e do governo do estado posturas mais voltadas para trabalhos em conjunto com as entidades de bairro. “Eu quero acreditar que estamos vivendo um novo tempo. Nós ficamos quatro anos sem que os líderes de bairro fossem ouvidos. O processo de aproximação merece urgência, pois a população não pode mais esperar por melhorias”, enfatizou o parlamentar.

Aproveitando a presença da vice-governadora Rose Modesto, Ademir Santana relembrou que a origem da família dela na política vem justamente do tempo em que o seu irmão, Rinaldo Modesto, hoje deputado estadual, foi líder comunitário no bairro Parati. Dessa forma, o vereador expos que no seu entendimento é chegada a hora de se colocar no lugar desses líderes atuais, entender suas dificuldades e partir para a ação em prol das comunidades.

O parlamentar fez questão de frisar que hoje a Câmara Municipal conta com quatro ex-líderes comunitários e isso pode ajudar muito na aproximação com o poder executivo. “Estamos aqui, eu, o Carlão, o Eduardo Romero e o Chiquinho Telles, representando com força as associações de bairro. Não podemos dar as costas para nossas origens. É nosso papel lutar muito pelas causas locais de cada comunidade. Nós não vamos fugir disso e contamos com todos os outros vereadores para ajudar nisso”.

Ademir destacou a participação de dois líderes comunitários, aos quais entregou placa de homenagem. Para ele, o trabalho de Alex Lourenço, no bairro José Abrão, e de Júlio Silva, no bairro Campo Nobre, são exemplos de lideranças que não esperam as coisas acontecerem. “Tanto o Alex quanto o Júlio usam muita criatividade e muita perseverança para conseguirem o que querem para os seus bairros. Líder comunitário é isso, é compreender o contexto e colocar a mão na massa de verdade. Tenho muito orgulho de acompanhar o trabalho desses dois jovens líderes comunitários”, comemorou emocionado.

Para Alex Lourenço o bairro José Abrão já sente os efeitos de ter ao seu lado um vereador que já viveu a rotina de um líder comunitário. “Ter o Ademir Santana na Câmara de Vereadores faz muita diferença. É como se estivéssemos lá dentro e isso ajuda muito a garantir recursos e melhorias. Eu acredito muito que estamos vivendo um tempo de boas relações com o poder legislativo e executivo. As coisas vão acontecer para nossa comunidade”, destacou o líder comunitário.

Nas palavras do presidente da Associação do bairro Campo Nobre, Júlio Silva, “esse momento que estamos vivendo agora é importantíssimo para que algumas urgências sejam atendidas. Eu destaco a luta contra as drogas. Nossas crianças têm perdido a batalha contra os traficantes. Nossa pauta é por criar projetos sociais e esportivos para que nossos jovens e crianças saiam das ruas e encontrem o caminho da cidadania. A gente conta com as políticas públicas para ajudar nisso, a gente conta com o trabalho do Ademir e de todos os vereadores”.

Santana ainda lembrou de décadas passadas, tempo em que muitas ações eram desenvolvidas nos bairros para aproximar os moradores e dar mais valor ao sentimento de comunidade. Ele resgatou a época das gincanas, dos campeonatos de futebol e dos mutirões que movimentavam os bairros e faziam com que o poder público e os moradores pudessem encontrar caminhos interessantes para o convívio e o bem-estar. Nesse contexto, ele destacou a atuação dos líderes comunitários: “o verdadeiro líder faz trabalho por amor, não a troco de migalhas. É voluntário. Ele é o para-choque do bairro, porque detecta o problema antes, sabe onde o calo dói e parte para a ação”, finalizou. 

Guto Dobes

Assessoria de Imprensa do Vereador