ícone whatsapp

Em audiência, Dr. Sami defende destinação de recursos da União para a Saúde Pública

14.08.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

A saúde pública foi tema de Audiência Pública na manhã desta segunda-feira (13) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Proposta pelo deputado estadual Paulo Siufi, a audiência “Financiamento da Saúde” contou com a participação de gestores do setor e do vereador Dr. Wilson Sami (MDB), que compôs a mesa de autoridades.

Entre os principais problemas apontados durante o debate estão a falta de leitos e superlotação na carteira de saúde da Capital. Além disso, foi apresentada a importância da destinação de percentual fixo por parte da União ao setor da saúde, conforme já ocorre nos estados, onde a destinação é de 12% e municípios, de onde são destinados 15% da arrecadação.

O vereador Dr. Wilson Sami enfatizou a importância desse recurso. “É preciso investir na saúde, enfrentamos uma situação grave e esse recurso pode desafogar o panorama atual, onde é urgente olhar voltado ao setor”, afirmou.

A falta de leitos hospitalares está acarretando em demandas judiciais, como esclareceu a defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz. De acordo com a participante, houve aumento de 574% de demandas judiciais para vaga de leito hospitalar apenas no primeiro trimestre de 2018. O comparativo foi feito com o mesmo período do ano passado. “Aumentou o número de pessoas que recorrem à justiça para ter garantido o direito à saúde. É necessário encontrar equilíbrio para o SUS e reduzir a judicialização”, explicou.

O deputado estadual Paulo Siufi pontuou sobre o grande problema relacionado à superlotação do SUS na Capital, devido o encaminhamento de pacientes de outros municípios para Campo Grande. “Uma cidade com pouco mais de 800 mil habitantes tem uma carteira com mais de 1 milhão de pacientes, o que mostra o problema de estrutura. A saúde necessita de mais, não só hospitais e por isso debatemos sobre o financiamento da saúde e a participação do Governo Federal”, destacou.

Devido a ausência de representantes do Governo Federal no Debate, o proponente sugeriu que o assunto seja retomado.

Assessoria de Imprensa do Vereador