ícone whatsapp

Em Audiência, autoridades expõem os riscos de queimaduras e a importância da prevenção

06.06.2018 · 12:00 · Audiência Pública

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou na manhã desta quarta-feira (6), Audiência Pública para debater o tema “Queimaduras – Questão de Saúde Pública”. Na ocasião, foi discutida a Lei 5.935/2017, que institui a Semana de Prevenção de Queimaduras: prevenção, tratamento, informações, orientações e políticas públicas.

A autora do Projeto de Lei que institui a Semana de Prevenção de Queimaduras na Capital, vereadora Enfermeira Cida explicou a importância da Lei. “Quem passou por essa questão de queimadura sabe o que estamos falando e o porquê que eu tive tanto empenho em transformar um Projeto em Lei, cada um que está aqui faz parte desse processo. Eu tive a oportunidade de trabalhar no Hospital da Santa Casa, e desses quase 30 anos que estive lá, 20 anos trabalhei direto no serviço de tratamento de queimaduras e, cada paciente que chegava para o tratamento é uma família que está sofrendo. A queimadura deixa marcas para sempre, seja física ou psicológica. Acreditamos na prevenção, precisamos fazer mais, precisamos de políticas públicas efetivas, que resolvam os problemas da população, mas tem problemas que podemos evitar como a queimadura, que é uma questão de saúde pública”, discursou.

Para o coordenador Estadual de Vigilância Sanitária, Adam Macedo, a população precisa ser protegida, uma das estratégias, das muitas que são necessárias, é a questão de investir na forma de apresentação do álcool líquido encontrado no comércio. “Os acidentes têm como palco as residências, almoços, envolvendo churrasco, com esse álcool liquido. Temos ainda pessoas que compram o álcool líquido, inclusive o 70, ou inflamável nos postos de combustíveis. Precisamos conscientizar a população de não utilizar o álcool inflamável para acender churrasqueiras, chapas de bife. Importante o enfrentamento de outras entidades nesse sentido de conscientizar a população, de ter semana de conscientização de prevenção de queimaduras”, ressaltou.

Segundo a psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Miliane Higa, a secretaria realiza o trabalho de prevenção e, também, o serviço de atendimento após o trauma com queimaduras. “Temos os CRAS que são serviços de referência, que trabalham com famílias na questão da prevenção. E temos também os CREAS, porque infelizmente às vezes os casos não foram acidentes, os pais jogam produto quente nas crianças, por conta da bebida, das drogas no ambiente familiar colocam crianças em risco, esse acompanhamento posterior cabe aos CREAS, que vai acompanhar essa situação toda. A equipe especializada de assistência social acompanha essa família, um trabalho que a secretaria faz tanto na prevenção e quando já ocorreu o fato”, alegou.

Durante a reunião, o cirurgião plástico Dr. Felipe apresentou orientações de primeiros socorros. “Infelizmente o brasileiro gosta de utilizar o álcool para acender churrasqueiras, porque é mais rápido, mas as consequências são maiores. A queimadura  térmica é a mais comum, o ideal é afastar todos do ambiente, extinguir a fonte de calor, não adianta bater a roupa na chama, o ideal é tirar o combustível do fogo abafando a chama, joga uma toalha em cima da queimadura, rolar na areia também tem benefícios, se expor a uma corrente de água e ligar para 192 ou 193, não passar nenhuma receita caseira. Já a queimadura elétrica, o ideal é  desligar a força elétrica, não pode encostar no paciente, ligar para o 192 ou 193, a chance de arritmia cardíaca é muito grande. E, a queimadura química o ideal é retirar o material que está causando a queimadura, passar água corrente. Em todas as situações o ideal é alguém manter no acidente para prestar os primeiros socorros”, destacou.

De acordo com o comandante do Prosa, Paulo costa neto, representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar, o corpo de bombeiro é acionado quando se falhou na prevenção. “Quando se falha na prevenção entra o Corpo de Bombeiro e o Samu, até o mês de maio atendemos sete ocorrências com queimados. Vários queimados não procuram atendimento médico, faz tratamento caseiro com pó de café, creme dental, quando acionam o  Corpo de Bombeiro para transportar o paciente já está  em um estágio avançado, com algumas complicações. Outra situação preocupante é transportar o acidentado no próprio veículo, o ideal é tratar com água corrente até a chegada do socorro”, alertou.

Para a psicopedagoga, Dr. Terezinha, os profissionais que atuam no serviço de queimaduras merecem ser parabenizados. “Eu quero parabenizar o serviço dos profissionais no serviço de queimadura, o trabalho é importante porque é voltado para o processo de cura do paciente”, enalteceu.

A fisioterapeuta, Vânia Sabino explicou a importância do fisioterapeuta para prevenção de sequelas. “Antigamente a fisioterapia só iniciava abordagem após a alta hospitalar, um trabalho mais tardio, atualmente se inicia na fase aguda, trabalhando no início consegue prevenir sequelas”, apontou.

O vereador Pastor Jeremias Flores parabenizou o serviço prestado pela Santa Casa no setor de queimaduras. “Parabenizo o Hospital da Santa Casa que é referência aqui no Estado em tratamento de queimaduras, importantíssima essa Lei que trata sobre a prevenção de queimaduras”, disse.

Por fim, Marcos que sofreu um acidente com queimadura deu seu depoimento. “No ano passado eu sofri um acidente com bife na chapa, um acidente muito delicado, muitas pessoas me ajudaram na recuperação. Fiz todo tratamento na Santa Casa, hoje me conformei com a situação, está bem cicatrizado, quero agradecer a todos que me ajudaram. O tratamento é difícil, é doloroso, mas é algo que não se pode desistir”, confessou.

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal