ícone whatsapp

Ecologistas recebem homenagem durante solenidade na Câmara Municipal

07.06.2017 · 12:00 · Solenidades

Em reconhecimento ao “Dia Mundial do Meio Ambiente” e ao “Dia Mundial do Ecologista”, celebrado no dia 5 de junho, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, em sessão solene, homenagearam, na manhã desta quarta-feira (7), personalidades que através de pesquisas, trabalhos publicados, contribuíram de maneira significativa em favor do meio ambiente na Capital. A solenidade do Prêmio “Ecologia e Ambientalismo” foi instituída no município por meio de Decreto Legislativo nº 698/2002 e pela Lei n° 4.299/2005.

“Quero agradecer a Deus pela oportunidade, aos amigos e familiares que vieram prestigiar o reconhecimento do nosso trabalho. O objetivo de todos aqui é garantir uma cidade saudável. Somos o reflexo através de nossas ações, de um meio ambiente equilibrado. O reconhecimento do nosso papel na sociedade é significativo para lembrar a importância do nosso papel”, disse Marcondes Moreira Sousa Junior que falou em nome dos homenageados.

A vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Rosângela Maria Rocha Gimenes, declarou que o conselho está aberto a todas as sugestões da comunidade para que Campo Grande seja mais sustentável.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Keila Roberta de Oliveira, a homenagem vai além do reconhecimento do trabalho: serve como motivação para a luta da preservação do meio ambiente. “Aos meus olhos, os homenageados hoje aqui presente são verdadeiros apaixonados pela vida, que trabalham pela manutenção do meio ambiente, que caminham na busca da conscientização da sociedade, tenho certeza que a homenagem vai além do reconhecimento, serve também como motivação para a luta da preservação do meio ambiente”.

Já o diretor da Uninter, Rodrigo Berté, criticou atitudes insustentáveis a nível mundial que prejudicam o equilíbrio do meio ambiente e de toda uma sociedade. “Ao mesmo tempo que vemos ações sustentáveis, presenciamos erros cometidos ao meio ambiente. Mas não sou pessimista, sou otimista. As nossas crianças, jovens que estão sendo conscientizados da importância da manutenção da vida irão cuidar da natureza, se empenhar no desafio da perpetuação das espécies”, refletiu.

O secretário municipal do meio ambiente e gestão urbano, José Marcos da Fonseca, representando na ocasião o prefeito, Marcos Trad, detalhou algumas atitudes que a Prefeitura vem adotando para que Campo Grande seja mais sustentável. “A primeira ação adotada foi a reorganização administrativa das pastas competentes, a segunda medida é o trabalho constante com a integração da educação ambiental e urbana, além da principal postura adotada por esta gestão, o de motivar e atender tudo e a todos, para superamos todos nossos problemas e ter uma Campo Grande mais sustentável”.

Já o superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul, Antônio Castro Vieira, ressaltou que mais importante que a celebração do dia 5 de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, são todos os dias do ano, em que pessoas dedicadas procuram corrigir os erros que foram cometidos no passado. “Muitas vezes os responsáveis pelos desastres ecológicos não detinham de informações, temos hoje um papel fundamental em conduzir e preservar o nosso meio ambiente”, declarou.

Luciano Furtado Loubet, Promotor de Justiça e diretor do núcleo ambiental do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, criticou atitudes descabidas dos governantes que refletem a insustentabilidade do meio ambiente. “Quando vemos atitudes de governantes, que pensam apenas no imediatismo e que muitas vezes prejudicam o equilíbrio do meio ambiente, nos anima ver projetos em prol da sustentabilidade, ver essas pessoas hoje aqui reconhecidas pelo trabalho desenvolvido, que agem e pensam na conscientização global”, enfatizou.

O Procurador de Justiça do Ministério Público Estadual, Rodrigo Stephanini, parabenizou a iniciativa do evento e todas as pessoas homenageadas por defenderem e preservarem o meio ambiente e fez uma reflexão sobre a destruição do meio ambiente. “O animal que mais destrói o meio ambiente é o animal racional. O ser humano é muito imediatista, destrói o planeta onde vive, mas essas pessoas aqui hoje, são pessoas que não se calam e trabalham para garantir a luta do que é certo. O meio ambiente é vida”, reforçou.

Por fim, o proponente da sessão, Eduardo Romero, falou em nome de todos os vereadores. “Os homenageados são pessoas que trabalham na luta da defesa do meio ambiente, falar em meio ambiente é falar em respeito pela vida, só vai cuidar do meio ambiente aqueles que são tocados no coração pelo bem maior”, elogiou.

A Sessão Solene contou ainda com apresentação musical do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, regida pelo Maestro Jardel Vinícius, além da participação do artista plástico Apres Gomes que executou no plenário uma pintura em tela, sorteada ao final da sessão para um homenageado.

Confira a lista dos homenageados:

Ademir Santana – A Ong Aliança da Comunidade Para Árvores e Pessoas / Sargento Amarildo Santana Delmondes-Policíal Militar Ambiental da Reserva

Andre Salineiro – Marístela Benítes e Rodrígo Berté

Ayrton Araújo Do PT – Cláudia Gonçalves Vianna Bacchi e Keila Roberta Ferreira De Oliveira

Betinho – Associação de Recuperação, Conservação e Proteção do Guariroba-Arcp e Alessandra Silva de Almeida Stephanini

Carlão – Josélio Alves Raymundo e José Marcos da Fonseca

Chiquinho Telles – Marcos Eduardo Bergoli Kirst e Gisseli Ramalho Giraldelli dos Santos

Delegado Wellington – Wedney Rodolpho de Oliveira e Elias Macaron Neto

Dharleng Campos – José Pedro Tavares e Antônio Carlos Silva Tavares

Dr. Lívio – Fábio Veríssimo Gonçalves e Synara Aparecida Olendzki Broch

Dr. Loester – Sinomar Rodrigues Pereira e Tenente Coronel-Jeferson Vila Maior

Dr. Wilson Sami – Lidia Coimbra Brasileira e Ellayne Fatima Loureiro de Freitas

Eduardo Romero – Vanessa Spacki – Áurea da Silva Garcia

Enfermeira Cida Amaral – Jeter dos Santos Ferreira e Vicente Mota de Souza Lima

Fritz – Maureen Cristianne Giraldelli Almeida

Gilmar da Cruz – Ana Cristina Gonçalves Franzoloso e Instituto Arara Azul

Junior Longo – Fábio Martins Ayres e Projeto Click Verde

Lucas De Lima – Lìvia Medeiros Cordeiro e Cenira Pereira Da Rosa Marinho

Otavio Trad – Karina Rébulla Laitart e Flávio Macedo Alves

Papy – Barbara Peviani Nascimento De Melo e Ataíde Aparecido Pereira da Silva

Pr. Jeremias Flores – Antonio Pancrácio de Souza e Neri Sucolotti

Valdir Gomes – Jean Pierre de Freitas Citadim

Veterinário Francisco – Luciano Furtado Loubet e Carlos Sebastião Matoso Braga

Vinicius Siqueira – Arthur Francisco Padial

William Maksoud – Kely Adriane Brandão Pereira e Osmar Martins

 

Câmara Municipal:

Pedro Menezes 

Subtenente Marcelino Baes 

Wenceslau Carlos de Oliveira 

Instituto de Proteção Ambiental do Mato Grosso do Sul-IDPAMS 

Marcondes Moreira Sousa Junior 

Tiburcio Aspet Azambuja 

Jonir Castilho Lopes

 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal