ícone whatsapp

É aprovado Projeto de Lei proposto pelo vereador Papy que dispõe sobre apoio ao desenvolvimento do desporto universitário

12.06.2018 · 12:00 · Vereador Papy

Foi aprovado durante a sessão ordinária desta terça-feira, o Projeto de Lei 8.902/18 que dispõe sobre apoio ao desenvolvimento do desporto universitário, no âmbito do município de Campo Grande. Durante a discussão e votação do projeto e dada a relevância do tema, os 28 vereadores parabenizaram a iniciativa de Papy que autorizou o registro do PL como autoria e propositura da Casa de Leis.

O projeto visa apoio da prefeitura de Campo Grande para o desenvolvimento do esporte universitário na capital disponibilizando os espaços esportivos públicos para o uso dos estudantes universitários filiados às Atléticas. Segundo o vereador, uma das motivações para o desenvolvimento do projeto foi devido aos espaços poliesportivos como da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), por exemplo, destinados a treinos, serem alvos de reclamações constantes entre os acadêmicos.

“Fico muito feliz em poder trabalhar atendendo os jovens acadêmicos de alguma forma. As atléticas pessoalmente, acredito ser um instrumento muito importante dentro do corpo acadêmico na integração dos atletas não só pela questão esportiva que é muito válida, mas pela integração das pessoas e como elas compõem dentro da construção do ser humano enquanto universitário”, pontuou Papy. 

O acadêmico do curso de Economia, Vinícius Mendonça é membro da Atlética de Economia UFMS, XIII de Agosto e afirma que a qualidade das quadras das escolas municipais são boas. “Com a lei ficaria sancionado que realmente teríamos esses espaços abertos e facilitaria nossas entradas nas escolas para que elas sejam utilizadas para treinos”. Mendonça afirma que atualmente a Atlética realiza os treinos em escolas municipais aos fins de semana depois de um acordo feito com a gestão atual da prefeitura, mas que sem essa oficialização, alguns diretores de escolas dificultam os treinos dos acadêmicos, o que prejudica a qualidade e rendimento dos atletas. 

A Atlética das Engenharias da UFMS (AAAENG) também mantém um acordo com a prefeitura para realizar treinos. O acadêmico do curso de Engenharia Civil e diretor de Esportes da Atlética, Vinícius André afirma que o espaço público ajuda os treinos, dado que os atletas da AAAENG encontram as mesmas dificuldades que a Atlética XIII de Agosto. “Com o local, tem treino. Tendo treino, os atletas vão”. A troca entre Atlética e prefeitura acontece por meio de ações sociais. “Teve uma ação social que foram dois membros da diretoria ajudar no cadastramento do projeto social, então o que precisasse a gente ajudava”.

Pela proposta, então, o executivo ficaria autorizado a conceder isenção de preço público a associações atléticas acadêmicas ou ligas desportivas universitárias, quando da utilização de espaços esportivos municipais, mediante a contrapartida dos estudantes envolvidos participarem, como voluntários, de serviços e programas municipais, especialmente aqueles afetos a sua área de formação. Caberia ao executivo, assim, fixar em regulamento como se daria a contrapartida em hora trabalhada, levando-se em conta o preço público que seria devido.

Assessoria de Imprensa do Vereador