ícone whatsapp

Durante audiência na AL, Dr. Sami pede atenção aos cursos à distância na área da saúde

11.06.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Audiência Pública realizada na tarde desta sexta-feira (8) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul debateu a implantação de cursos à distância (EAD) na área da saúde  e suas implicações. Médico há mais de 30 anos, o vereador Dr. Wilson Sami (MDB) foi convidado a compor a mesa de debates durante a ação proposta pelo deputado estadual Paulo Siufi e contou ainda com a participação de representantes de 14 Conselhos Regionais representantes da área da saúde no Estado, além do senador Waldemir Moka, deputado federal Luiz Henrique Mandeta e do deputado estadual Pedro Kemp. 

Com dados sobre o atual panorama do ensino EAD no Brasil, a coordenadora da Comissão de Educação dos Fóruns dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), Zilamar Costa argumentou sobre e as implicações do Decreto Federal 9.057/2017, que ampliou o número de vagas nos cursos desta modalidade de ensino.

“Atualmente existem 231 instituições com cursos EAD que totalizam 11.688 polos de ensino. Somente as sedes são supervisionadas, deixando os pólos sem fiscalização. O que, prejudica a qualidade do ensino”, revelou a corrdenadora que informou ainda que somente no primeiro trimestre de 2018  foram abertas mais de 616,5 mil vagas para cursos superiores a distância. 

O vereador Dr. Wilson Sami avaliou a situação como muito preocupante, pois, envolve a qualidade de duas áreas essenciais: saúde e educação. “É espantoso imaginar que a capacitação de profissionais que vão lidar com vidas pode estar negligenciada. Não duvidamos da qualidade dos cursos à distância, mas algumas áreas não se enquadram nesse tipo de ensino. Saúde exige prática, exige uma série de fatores onde é essencial a presença do orientador. É imprescindível avaliar as condiçoes e efetividade destes cursos na Saúde”, avaliou o vereador.

Presidente da Comissão Permanente de Saúde e médico-pediatra, o deputado estadual Dr. Paulo Siufi demonstrou apreensão com ao panorama. “A minha preocupação é que essas mais de 616 mil pessoas vão estar no mercado de trabalho, e não sei dizer qual será a condição desses profissionais”, explicou o parlamentar informou que vai apresentar projeto de lei já nesta semana sobre o tema para vetar os cursos a distância na área da saúde em Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Imprensa do Vereador