ícone whatsapp

Dr. Sami participa de pactuação de convênio inédito entre setores da saúde e agricultura familiar da Capital

12.04.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Setores da saúde e agricultura familiar se uniram para atuação mútua em Campo Grande, por meio da I Feira da Integração e Agricultura Familiar, realizada nesta quarta-feira (12) nas dependências da Santa Casa da Capital.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e administração da unidade de saúde. Além da exposição, convênio de parceria foi assinado entre as entidades.

O maior hospital de Mato Grosso do Sul serve cerca de 5 mil refeições ao dia e, à partir da parceria, os horti-fruti seriam fornecidos pela produção familiar, o que iria garantir alimentos saudáveis aos pacientes, além de fomentar a economia da agricultura familiar da Capital que, segundo a Agraer, contabiliza cerca de 1.300 famílias inseridas nesse contexto de produção.

O vereador Dr. Wilson sami (PMDB) participou do evento e pontuou a importância da parceria entre as entidades, além de colocar sua gestão a disposição para incentivar ações voltadas à saúde e produção familiar.

“Sou médico ginecologista, atuei na Santa Casa e vi muita gente nascer. É uma grande alegria ver esse convênio iniciando, ele incentiva os produtores e a agricultura familiar e estou realmente maravilhado com tudo isso. Vemos tantos projetos que nunca saem do discurso e do papel e isso hoje é excepcional. Nosso gabinete está a disposição”, destacou o vereador.

Dr. Sami reforçou ainda a importância da alimentação saudável para pacientes e gestantes.

“Como médico sempre falo e repito para as gestantes que devem se alimentar bem, com produtos saudáveis. A base de toda formação e saúde da mãe e bebê é a alimentação, ela previne doenças como diabetes gestacional, eclâmpsia e tantas outras, por isso, fornecer alimento saudável como estes aqui da feira é essencial”, finalizou.

O diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini também destacou a importância da união dos setores.

“Não sou médico, os especialistas que estão aqui poderão avaliar melhor, mas queira Deus que, com alimentos saudáveis, direto do produtor, que a nutrição dos pacientes em tratamento seja melhorada”, ressaltou.

Os produtores participantes da iniciativa fazem parte de quatro associações parceiras do projeto, que inclui comunidades quilombolas: Organoccop (Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Agricultura Familiar de Campo Grande), Cooplaf (Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar), Chácara Buriti Quilombolas e Furnas do Dionísio.

Além do vereador Dr. Wilson Sami, participaram do evento e assinatura do convênio, o secretário da Semagro (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruk, o diretor da Santa Casa, Esacheu Nascimento, o deputado federal João Grandão e Dorival Betini, da Delegacia Federal de Agricultura.

Assessoria de Impresa do Vereador