ícone whatsapp

Dr. Sami orienta acadêmicos da área da saúde em palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo do útero

24.10.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

A prevenção é fator determinante no combate a doenças como o câncer de mama e, para orientar acadêmicos dos cursos da área de saúde, a Faculdade Estácio de Sá realiza entre os dias 19 e 23 de outubro, uma semana de palestras e debates sobre o tema, em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a doença.

Médico ginecologista e obstetra há mais de 30 anos, o vereador Dr. Wilson Sami (PMDB) foi convidado pela instituição de ensino a transmitir seu conhecimento e experiência a cerca de 60 acadêmicos.

Dr. Sami abordou temas como a importância da orientação às pacientes e dos exames preventivos para diagnóstico tanto do câncer de mama, quanto do colo de útero.

Reforço a importância dos exames preventivos. Não podemos esquecer que o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres e todo cuidado é determinante para a saúde, como a realização da mamografia à partir dos 40 anos e em especial, do auto-exame”, pontuou o vereador que recordou ainda que em 90% dos casos, a própria mulher descobre a doença com o exame de toque nas mamas.

 De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo e o mais comum entre as mulheres, responsável por cerca de 22% dos novos casos de câncer por ano no Brasil. Cerca de 12 mil mulheres morrem por ano no País, vítimas dessa doença, número que corresponde a 2,5% das mortes de mulheres no Brasil.

 Contudo, com diagnóstico precoce e tratamento, a possibilidade de cura é de em média 95%, segundo a entidade.

 Já o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Assessoria de Imprensa do Vereador