ícone whatsapp

Dr. Sami homenageia profissionais com histórias de luta e dedicação em solenidade pelo Dia da Consciência Negra

23.11.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Igualdade, respeito e reconhecimento. Estes sentimentos definem a luta diária da maior parcela da população brasileira, os negros. Representantes de pelo menos 54% da população do País, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda sofrem com o racismo, desigualdade e violência.

Em uma noite repleta de emoção, a Câmara Municipal da Capital realizou nesta quarta-feira (22) a entrega de outorga da Medalha Legislativa Zumbi dos Palmares, alusiva ao Dia da Nacional da Consciência Negra, onde profissionais dos mais variados setores, que se destacam pelo trabalho realizado e pela luta pela igualdade foram homenageados.

O vereador Dr. Wilson Sami (PMDB) levou duas pessoas com trajetórias singulares. O médico Olwafemi Ayodeji Ayodele, que veio da Nigéria para o Brasil em busca de seu sonho de cursar medicina e da enfermeira Nilzeneia Costa,que se destaca pelas ações sociais realizadas na cidade.

“É uma grande honra homenagear esses dois profissionais exemplares, com histórias de vida de muita luta, dedicação e fé. Ambos são verdadeiros guerreiros e não medem esforços para ajudar o próximo”, avalia o vereador.

Nilzeneia Costa, carinhosamente conhecida como Nilza, conta que sua vinda para Campo Grande há 25 anos foi como desbravar uma nova terra. Com quatro filhos, sendo que uma requer cuidados especiais, ela fez da cidade seu lar.

Enfermeira obstétrica, professora de Primeiros Socorros em escolas da rede pública, palestrante sobre os malefícios das drogas em presídios, artesã, mãe e avó, ela ainda foi a primeira mulher a se formar no curso de resgate dos Bombeiros e agora, faz curso para atuar como perito criminal. Seu trabalho inclui ainda arrecadação de assistência para pessoas desamparadas em várias situações.

“Quando cheguei aqui não tinha nada, chorei quando recebi meu primeiro salário e prometi a Deus sempre ajudar. Essa é minha luta e não desanimo nunca. Sou mulher, mãe, avó, profissional e negra e tenho muito orgulho dessa história”, conta Nilza emocionada.

Médico Ginecologista na Associação de Amparo à Maternidade e Infância, Olwafemi Ayodeji Ayodele chegou ao Brasil em 2003, quando decidiu sair de Lagos, cidade nigeriana com mais de 13 milhões de habitantes, para estudar medicina em um país com idioma e cultura diferentes do seu.

“Prestei vestibular e passei para fazer faculdade de microbiologia, mas o meu sonho era fazer medicina. Minha mãe me perguntou se eu queria estudar fora. Respondi que sim. Ela pesquisou alguns países e achou o Brasil. Fui à embaixada do Brasil na Nigéria, me inscrevi fui selecionado. Comecei estudar em Porto alegre, fiz curso de português para estrangeiro e tudo no começo foi difícil, um grande choque cultural. Depois, fui transferido para Campo Grande, cidade que me acolheu e gosto muito”, diz o homenageado.

 Para o médico, receber essa homenagem é muito importante, pois, é um reconhecimento por toda sua luta.

“A jornada é longa e difícil, mas tudo vale a pena. Fico muito honrado por nesse momento receber mais esse carinho da cidade que me acolheu”, finaliza.

 Dia da Consciência Negra – Celebrado em 20 de novembro no Brasil, a data foi criada em 2003 com o objetivo de valorizar e buscar igualdade para os negros. O dia foi escolhido por marcar a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695.     

Assessoria de Imprensa do Vereador