ícone whatsapp

Dr. Sami enfatiza importância do respeito às mulheres

12.03.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Com muita luta, dedicação e um jeito único, as mulheres cada vez mais consolidam seu espaço na sociedade, mercado de trabalho e se destacam por grandes conquistas.

Para homenagear mulheres que fazem a diferença e ajudam a transformar Campo Grande em uma cidade melhor, a Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (7) a entrega da comenda Celina Martins Jallad, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

O vereador Dr. Wilson Sami (MDB) homenageou a pedagoga Isa Maria de Oliveira do Bom Despacho e a auxiliar de enfermagem Nair de Souza Toscano Brito, mulheres que, dentro de suas profissões, convicções e por meio de suas ações, realizaram importantes feitos pela sociedade.

“São duas mulheres excepcionais, que tive a oportunidade de conhecer e hoje, de homenagear seu grande valor. É gratificante acompanhar esse processo de conquista das mulheres, que cada dia mais mostram seu talento e potencial. Uma sociedade só será completa quando todos forem tratados com igualdade e respeito”, enfatiza o vereador.

A pedagoga Isa Maria de Oliveira do Bom Despacho atuou na área de educação nas redes Estadual,Municipal e Privada como professora, coordenadora pedagógica e diretora escolar. Além disso, atuou como empresária por 28 anos na área de  turismo religioso e há 30 anos participa na Renovação Carismática Católica. Isa também é casada e mãe de três filhos.

“Essa iniciativa de homenagear as mulheres é muito importante e bonita. Vimos uma grande pluralidade de mulheres de vários segmentos, o que mostra que a mulher se destaca em vários pontos da sociedade. Estou muito feliz por esse momento”, comenta Isa.

Já a auxiliar de enfermagem Nair  de Souza Toscano se destaca na área da saúde, onde atua há mais de 40 anos com muito amor e dedicação. É conhecida na Maternidade Candido Marino, por seu profissionalismo, carinho e dedição.

“Me senti em outro mundo durante a homenagem, foi tudo tão lindo. Amo meu trabalho e acredito que por isso fui indicada. Faço com amor e fico muito feliz por estar lá na maternidade e por ter sido reconhecida”, relata Nair.

Pela Casa de Leis Municipal, foram homenageadas ainda Artemiza Lima Coelho, nascida, atual presidente da Associação Anandamóyi e diretora do Centro de Educação Infantil Anandamóyi, que atende no periodo integral 131 crianças e do Serviço de fortalecimento de Vínculos Anandamóyi que atende 60 crianças e suas respectivas famílias no bairro Jardim Noroeste e Denaci Bor Guimarães,  coordenadora da Comunidade São Marcos.

“A mulher vem lutando para encontrar seu espaço no meio social. A escolha dos nomes que vimos ali homenageados causou emoção. Vimos mulheres que se destacam por suas ações, independentye do segmento e muitas ali, tem um importante papel na luta pelo coletivo e muitas vezes ficam anônimas. Essa homenagem aumenta a auto-estima”, reconhece Artemiza.

De acordo com informações da assessoria da Câmara Municipal, 17 mulheres já trabalharam pela Capital como vereadoras desde sua criação em 1903. A primeira foi, Oliva Enciso, seguida por: Maria de Lourdes Widal Roma, Nelly Elias Bacha, Marisa Serrano Ferzelli, Marilene de Moraes Coimbra, Magali Picarelli, Maria Emília Sulzer, Maria Elena S. Flores, Tereza Name, Grazielle Salgado Machado Nishina, Juliana Zorzo, Thais Helena Vieira Rosa Gomes, Professora Rose Modesto, Luiza Ribeiro e Carla Stephanini. Atualmente, a Casa de Leis Municipal conta com duas mulheres entre os 29 vereadores, sendo Dharleng Campos e Cida Amaral.

Assessoria de Imprensa do Vereador