ícone whatsapp

Dr Loester solicita novamente reinstalação dos banheiros químicos nas feiras livres da Capital

16.02.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Em sessão plenária, o Vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB), solicitou junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana – SEMADUR, o retorno dos banheiros químicos nas feiras livres da capital. O Parlamentar diz que a indicação visa garantir que as feiras livres devem ter o mínimo de higiene e proporcionar bem estar aos feirantes e clientes. “Feirantes têm procurado o gabinete para reclamar a ausência dos banheiros, eles reclamam do desconforto que causa a todos, inclusive clientes. Eu tenho hábito de frequentar as feiras nos fins de semana e realmente continua do mesmo jeito, sem banheiros.“ afirma Dr Loester.

A feirante Lourdes Maria (64), que trabalha nas feiras do Panamá, Tiradentes e Universitário, falou da importância da instalação “A presença dos banheiros químicos é fundamental para nós, não temos como ficar todo o tempo de feira sem ir ao banheiro, além de ser uma comodidade maior para nossos clientes”, concluiu. Recebemos relatos de outros feirantes que por falta de banheiros acabam tendo que improvisar e fazem suas necessidades em baldes debaixo das bancas, dentro de seus veículos, ou até implorar aos comerciantes mais próximos para usufruir do banheiro privado.

O presidente do Sindicato das Feiras Livres de Campo Grande (MS), Jairo Pereira Oliveira, disse que a taxa paga pelos feirantes ano passado era R$ 70,00 e este ano está R$ 86,00, mas que não há contra partida nem na limpeza nem na pintura que é responsabilidade da prefeitura. “Independente de regulamentação da lei, é obrigação da Prefeitura instalar os banheiros químicos nas feiras, já que até a segurança somos nós que pagamos. O valor arrecadado da taxa de alvarás dá muito bem para instalar os banheiros. Já fizemos várias reuniões com a Semadur, com o Prefeito, e ficou só na promessa. Mas como toda promessa tem que ser cumprida, então só nos resta esperar.“ Reclama Jairo.

Entramos em contato por telefone com prefeito Marquinhos Trad (PSD) e relatamos o problema bem como a versão da feirante e do presidente do sindicato, e ele nos orientou a falar diretamente com o responsável pela pasta, o secretário José Marcos da Fonseca, da SEMADUR. Porém não obtivemos êxito, pois o secretário não atendeu o telefone e não respondeu pelo Whatsap até o fechamento desta matéria.

Andrea de Barros Figueiredo (Assessoria de Imprensa do Vereador Dr. Loester)