ícone whatsapp

Dr Loester homenageia Afrodescendentes em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

23.11.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram nesta quarta-feira (22), a Sessão Solene, de outorga da Medalha Legislativa Zumbi dos Palmares, para marcar a data em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. Na abertura do evento a apresentação cultural iniciou com o grupo Conterrâneo Capoeira ao som de três berimbaus, percussão e pandeiros puxados pela marcação rítmica das palmas dos componentes do grupo que cantaram músicas típicas para se jogar capoeira enquanto a arte era praticada. 

Logo depois, se apresentou o músico Simona, que toca na noite campo-grandense há mais de 45 anos com repertório central de samba, mas tocando do pop ao MPB. Dividiu os vocais com Simona, a cantora Karô Castanha, ao som do atabaque e do agogo, a artista Ivanilda Ramos Maior interpretou o hino nacional.

Participaram da solenidade, Parlamentares, a Procuradora de Justiça do Ministério Público De Mato Grosso do Sul, Jaceguara Dantas da Silva Passos, Professora Doutora Raimunda Luzia de Brito, Dr Aleixo Paraguassu Neto, Ademar Vieira Jr., subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura de Campo Grande, e amigos e familiares dos homenageados.

O vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (PMDB) homenageou Orizarda Jeronima Martins , descendente de quilombola da família Abadio da Furna do Dionizio, localidade onde tem uma jpequena jpropriedade rural junot com seus filhos e também é ligada a comunidade da Tia Eva.

O médico parlamentar também homenageou Ivanilda Ramos Maior, funcionária pública federal, ela desenvolve um projeto voltado para cultura negra especificamente a capoeira. A data foi instituída no calendário cívico por meio do Decreto Legislativo n. 690/01 e proposta pela vereadora Enfermeira Cida. 

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador