ícone whatsapp

Dr Loester fala sobre a “Demanda espontânea” na Santa Casa

28.03.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Na Sessão desta terça-feira (28), O Vereador Valdir Gomes (PP) ocupou a tribuna na para reclamar do atendimento que funcionários da Santa Casa prestaram a um jovem que sofreu acidente de motocicleta e havia quebrado a clavícula, no qual ele acompanhou até o hospital. 

Em aparte o Vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (PMDB) explicou que a Santa Casa tem um sistema de atendimento no setor de emergência para pacientes que forem encaminhados pela Central de Regulação, é a chamada demanda espontânea, ou seja, abandona-se o critério cadastro por ordem de chegada por acolhimento assistencial por gravidade. O objetivo do Pronto Socorro desta instituição é atender de forma integral, humanizada, sistematizada pela Classificação de Risco e com alto índice de resolutividade, todos os pacientes portadores de quadros agudos de natureza clínica, traumática, cirúrgica e psiquiátrica. Funciona como porta aberta no Sistema Estadual de Saúde sendo o acesso da clientela através da procura espontânea de usuários do SUS ou regulados pela Central Estadual de Regulação. “A Santa Casa não é uma unidade de saúde básica, precisamos esclarecer a população, e informar como funciona o atendimento lá! Afirma o Médico Parlamentar.

O vereador Chiquinho Telles (PSD) líder do Prefeito na Casa de Leis, disse que concorda com Dr Loester sobre o funcionamento, que além de humanizar o atendimento da Santa Casa é preciso informar a população deste procedimento. “Dr Loester é um médico reconhecido, presente”. 

O presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Esacheu Nascimento, responsável pela Santa Casa da Capital, explicou que o caso citado pelo vereador foi resolvido no mesmo dia e que o paciente já havia sido atendido e imobilizado pela equipe medica do hospital antes de ser encaminhado ao CEM (Centro de Especialidades Médicas) Segundo ele, o hospital promove uma pesquisa, a cada 90 dias, sobre o índice de satisfação do atendimento e a média é de 70% a 80% de ótimo.

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador