ícone whatsapp

Dr. Lívio homenageia mulheres envolvidas com causas sociais em solenidade na Câmara

07.03.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Envolvido com temas de interesse feminino, que zelem pelo bem-estar familiar e em defesa da vida, o vereador Dr. Lívio (PSDB) homenageou, nesta quarta-feira (7), com a medalha “Celina Martins Jallad”, três mulheres com diferentes histórias, mas igualmente engajadas com a sociedade. 

A medalha em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi entregue à Irmã Sílvia Vecellio, da diretoria do Hospital São Julião. Ela veio da Itália para dar aulas no colégio Auxiliadora e atuar no então hospital, criado, inicialmente, em 1941, para tratar dos hansenianos, em uma época em que a doença gerava medo e preconceito. Assim, ela se tornou referência nacional na luta contra a Hanseníase.

Outra homenageada foi a Sra. Maria Garcia Borges, professora e jornalista. Além de se destacar profissionalmente, Maria Garcia é colaboradora da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, sendo reconhecida como uma das precursoras da doutrina no estado. Destaque para os trabalhos realizados frente à entidade Mocidade Espírita e Fundação Chico Xavier. A advogada Rachel de Paula Magrini Sanches, também homenageada pelo vereador, é uma defensora incansável dos direitos da mulher, na luta principalmente contra ações repressivas. Ela é presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão Mato Grosso do Sul, doutoranda em direito civil pela Universidade de Buenos Aires (UBA).

Todas as homenageadas em seu âmbito de atuação vêm de encontro às iniciativas que o parlamentar tem buscado enfatizar em seu mandato, tendo como base atitudes inspiradoras e propositivas. “O Dia da Mulher é ocasião de gentileza e carinho, mas também de conscientização contra todos os tipos de violência e de reconhecimento do papel determinante de todas as mulheres na vida de todos nós”, enfatizou o vereador.

Nesse contexto, projeto de lei sobre violência doméstica, apresentado pelo Dr. Lívio em novembro do ano passado, tramita na Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final. O projeto institui o Programa Recomeçar que tem como objetivos principais a conscientização dos autores de violência (com inquérito policial, procedimento de medida protetiva e/ou processo criminal em curso), bem como a prevenção, combate e redução dos casos de reincidência desse tipo de violência contra as mulheres. A periodicidade, a metodologia e a duração do Programa serão decididas em conjunto com a Municipalidade, Poder Judiciário e Ministério Público.

Assessoria de Imprensa do Vereador