ícone whatsapp

Diego Pael e Mateus Sabatine são homenageados no Dia Municipal do Futebol Amador

07.08.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram sessão solene de outorga da Medalha Legislativa “Lázaro Ivanildo Grisoste Barbosa”, em comemoração ao Dia do Futebol Amador. Parlamentares, autoridades, amigos e familiares dos homenageados participaram da solenidade.

O vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou Mateus Sabatine, atleta profissional, formado em Educação Física pela Unigran, foi diretor de esporte da vila Carlota, trabalhou como auxiliar técnico estadual pelo Esporte Clube Comercial São Paulo 2018, foi auxiliar técnico taça São Paulo 2018. Atualmente é treinador das categorias de base esporte Clube Comercial. Ele é empresário, proprietário da academia Top Fitness na Rua Spipe Calarge. “Muito bom ser reconhecido, homenagem é sempre bem vinda! Mostra o nosso trabalho. A gente vem trabalhando com categoria de base buscando um futebol melhor, principalmente o que o Estado perdeu que são os meninos que aqui futuramente serão nossos atletas, ou seja, resgatar o futebol Sul-Mato-Grossense, “ ressalta Mateus. 

O parlamentar homenageou também Diego Rodrigo Teixeira de Souza Nantes Pael, Campeão metropolitano taça São Paulo, em Santa Catarina foram  vice- campeões Catarinense. Jogou também no Chapecoense onde foram campeões dos Jogos abertos do Paraná, jogou na liga nacional foram vice-campeões Paulista. Atualmente Diego cursa Educação Física e trabalha nas categorias de base do Esporte Clube Comercial onde desenvolve Projeto Social com a Escolinha Arena Premier Futsal. “Estamos trabalhando com categorias de base, com crianças de 6 a 7 anos, até o sub 15. A gente busca ser o orgulho do nosso Estado. Eu senti que é um reconhecimento por tudo que a gente fez durante esses anos todo  no Esporte . Eu fiquei fora de Campo Grande jogando futsal profissionalmente, e quando voltei pra cá , tive o convite do Mateus para tocar esse Projeto tão importante. O futebol profissional já ficou de lado até porque a idade já passou, a gente vem buscando , eu e o Mateus , ensinar essas crianças tudo que a gente aprendeu durante esses anos e dar um caminho para eles tanto na educação como no Esporte, “ revela Mateus. A homenagem, comemorada oficialmente no dia 19 de julho, foi instituída no calendário cívico do Município por meio da Lei 5.085/12 e pela Resolução 1.151/12.

*Medalha Legislativa “Lázaro Ivanildo Grisoste Barbosa”

Lázaro iniciou sua carreira no esporte aos 17 anos, no ano de 1971, jogando futebol como aspirante pela equipe do Jardim Paulista. Logo se destacou e, em 1972, foi conduzido ao time principal, permanecendo até o final do ano de 1973, quando foi chamado para jogar no Canarinho 70. No início do ano de 1974, foi contratado para jogar o profissional pela SEI, onde se destacou como um ótimo lateral esquerdo, ficando neste time até o ano de 1975. Em seguida, o homenageado foi contratado pelo Operário, onde teve uma ótima fase profissional, conquistando o 3º lugar no Brasileirão em 1977.

Foi vendido para o Corinthians de Prudente, estabelecendo-se um grande artilheiro pela ponta esquerda. Infelizmente, no final de 1979, teve uma contusão grave, que o obrigou a permanecer oito meses afastado em tratamento, fato que o fez abandonar o futebol profissional, retornando, com isso a esta Capital. Após esses acontecimentos, voltou a trabalhar na Drogaria do Povo, de onde havia saído para investir na carreira esportiva, onde ficou por mais oito anos.

Na área empresarial, instalou a Drogaria do Lázaro, na cabeça de Boi que, por sua popularidade alcançada devido ao futebol e sua experiência no ramo, tornou-se uma das melhores farmácias do estado. Nos seus últimos dez anos de vida, foi maior exemplo do estado, no sentido de investimento no esporte. Patrocinava, além do salão, outras modalidades, como vôlei, natação, judô e futevôlei. Faleceu 09.06.2007.

 

Andrea Barros
Assessoria de Imprensa do Vereador