ícone whatsapp

“Devemos nos lembrar do autoexame todos os dias”, diz Enfermeira Cida em audiência sobre câncer de mama

31.10.2018 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

A vereadora Enfermeira Cida Amaral (pros), compôs mesa na audiência pública para discutir o tema: “O câncer de mama e as ações de prevenção e tratamento” nesta quarta-feira (31). O debate foi convocado pela vereadora Dharleng Campos, e faz parte da Campanha Outubro Rosa, mês de alerta e conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Durante a audiência foram debatidas ações que são realizadas para combater o câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e os trâmites que precisam ser seguidos por quem busca tratamentos. Além disso, foi cobrada pelos parlamentares a rapidez nos resultados dos exames de mamografia, no início do tratamento em caso de confirmação da doença e fortalecimento das ações de conscientização.

De acordo com a vereadora Enfermeira Cida, a prevenção não deve ser somente no mês de outubro. “A prevenção não ocorre somente neste mês, devemos nos lembrar do autoexame todos os dias, durante o ano inteiro. Quando acordamos vivas, devemos nos cuidar e cuidar das pessoas próximas. A vida é feita de prevenção! Vamos sair daqui e chamar todas as amigas que encontrarmos para fazer o exame de mamografia” finalizou a parlamentar.

A gerente técnica da Saúde da Mulher, representante da Secretaria Municipal de Saúde, Enfermeira Indianara Alexandre, falou sobre as problemáticas apresentadas na audiência.   Ela explicou que são seguidas normativas e diretrizes do Ministério da Saúde para que toda a saúde da mulher seja avaliada na consulta.

Serviço: A representante Flávia Matheus Miranda, do Hospital do Amor, filial do Hospital do Câncer de Barretos, reforçou a importância da prevenção e destacou que o hospital está de portas abertas para a realização de exames sem a necessidade de encaminhamento médico. “É necessário apenas o agendamento prévio pelo telefone. No mês de outubro ficamos com a agenda cheia, o mamógrafo tem uma capacidade de atendimento diário, por isso fizemos mutirões e trabalhamos até nos sábados, porém com agendamentos, que podem ser feitos por telefone: 67 3304-6600” enfatizou.

O hospital do Amor fica na Avenida na Avenida Thyrson de Almeida, 3103, no Aero Rancho. O telefone para agendamento de consulta é 67 3304-6600.

 

 

Maria Pereira

Assessoria de Imprensa da Vereadora