ícone whatsapp

Delegado Wellington prestigia solenidade de aniversário do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon

11.07.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

O vereador Delegado Wellington (PSDB) prestigiou na manhã desta quarta-feira (11), a Sessão Solene em comemoração ao aniversário de nascimento do “Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – Patrono das Comunicações” e também em comemoração da 1º Operação realizada pelo Projeto Rondon. “É um momento especial em que temos que reverenciar o heroísmo de Rondon, um visionário que desbravou o Brasil e criou linhas telegráficas, algo inovador que propagou a comunicação. Homenagear pessoas que se destacam no patriotismo e no dever cívico é trazer à memória todo a história de Marechal Rondon”, ressaltou o parlamentar.  

A solenidade, instituída por meio da Resolução nº. 1.284/18 foi promovida em parceria com o Instituto Estadual dos Rondonistas de Mato Grosso do Sul – Projeto Rondon/MS. Dia 05 de maio é comemorado o aniversário do Marechal Rondon e no dia 11 de julho foi realizada a 1ª Operação do Projeto Rondon, que em 1967, levou a equipe de 30 acadêmicos e 02 professores para Rondônia.

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon é Patrono das Comunicações, sertanista, desbravador, humanista, deixou registros cartográficos e astronômicos iniciados na década de 1920, que ainda hoje, com todo avanço tecnológico, ao ser comparado com novas pesquisas, apresentam poucas diferenças. Passou pelo Estado quando em 1899 chefiou uma comissão destinada a estender linhas telegráficas de Cuiabá a Corumbá e para as fronteiras com a Bolívia e o Paraguai. Com a ajuda dos índios, que abriam picadas e erguiam os poste, os trabalhos prosseguiam.

Dentre os homenageados estão estudantes, gestores, militares e professores que fizeram a diferença em suas áreas de atuação: General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Joaquim Silva e Luna, General-de-Exército José Luiz Dias Freitas, General-de-Brigada Márcio Bessa Campos, Reinaldo Azambuja, General Juarez Aparecido de Paula Cunha, Coronel Sérgio Mário Pasquali, Coronel Hidenobu Yatabe, Antônio Cézar Lacerda Alves, Agostinho Gonçalves da Mota, Tenente Coronel Fabio Batista Bogoni, Pe. Paulo Sérgio Vital da Cruz, Raul dos Santos Neto, Jorge José Pinto de Castro, Edimarcio Barros Marques, Luis Fernando Angerosa Stumpo, Ulysses Conceição Filho, José Ferreira Gonçalves, André Nogueira Borges, Querino Mendonça.

 

Solange Mori

Assessoria de Imprensa do Vereador