ícone whatsapp

Delegado Wellington em reunião com o prefeito solicita regulamentação dos drones utilizados pela Guarda Municipal

23.05.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Na tarde de terça-feira (22), o vereador Delegado Wellington (PSDB) em reunião com o prefeito Marquinhos Trad solicitou a regulamentação do uso dos drones que já estão sendo utilizados pela Guarda Civil Municipal. Essa ação só foi possível depois da criação da lei nº 5.881/17 de autoria do vereador que dispôs sobre o uso do equipamento para o apoio às ações de segurança comunitária da Guarda Civil Municipal de Campo Grande. “Já temos a lei de minha autoria que dispõe sobre desses equipamentos nessas operações, o que precisamos agora é da regulamentação para que de fato esse equipamento seja utilizado com as devidas regras de utilização” pontuou o vereador.

O prefeito de Campo Grande, Marquinho Trad de prontidão atendeu a solicitação do vereador e já pediu a sua equipe técnica que providencie a regulamentação que consiste nas regras de uso, como por exemplo, a definição do tipo de equipamento, quem poderá manuseá-lo, cursos preparatórios, entre outros. “Vamos regulamentar o mais rápido possível para que essas novas tecnologias sejam utilizadas de forma legal e regular nas operações de segurança da Guarda Municipal”, prometeu.

O drone consiste em uma aeronave de vários tipos e tamanhos, comandada a distância, ou seja, não tem tripulação. Quem o comanda é chamado de piloto remoto. Essas novas tecnologias estão sendo utilizadas para o combate à criminalidade, já que contém câmeras que conseguem captar imagens em lugares de difíceis acessos.

Na manhã de ontem, a Guarda Civil Municipal de forma inédita e precisa prendeu um homem que vendia entorpecentes, na orla ferroviária da Capital, com o auxílio de um drone. O indivíduo estava comercializando drogas e estava de posse de arma de branca. Ele e os entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário – DEPAC centro. “As tecnologias estão aí para serem utilizadas em prol da população, na prevenção e combate a criminalidade”, justificou o vereador.

 

Solange Mori

Assessoria de Imprensa do Vereador