ícone whatsapp

Delegado Wellington e Subsecretária firmam parcerias para execução de projetos para as comunidades indígenas

06.07.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Para tratar de assuntos ligados às políticas públicas indígenas e o combate ao preconceito e bullyng em escolas, o vereador Delegado Wellington recebeu em seu gabinete, na tarde de ontem (05), a subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena, Silvana Dias e representantes da juventude Terena. Na oportunidade foi solicitado ao vereador a ministração de palestras sobre esses temas e parceria para formulação de projetos que contemplem a população indígena.

“É relevante discutirmos esses temas tão vigentes em nossa sociedade, principalmente para as pessoas que são atingidas diretamente e que sofrem. O bullyng especificamente torna-se algo corriqueiro, fruto de pessoas egocêntricas e individualistas, a discussão é fundamental para dizermos que não há diferenças entre as pessoas, há sim culturas diferentes, conhecê-las e respeita-las é enriquecedor. Quanto à criação de projetos, é necessário o fortalecimento da cultura e dos povos indígenas, para isso a formulação de projetos é uma forma de não deixar que essa cultura seja esquecida”, destacou o vereador.

Campo Grande possui cerca de 10 mil índios vivendo em áreas urbanas, são quatro aldeias urbanas reconhecidas e outras que ainda não passaram pelo reconhecimento. Na Marçal de Souza, localizada no bairro Tiradentes, são 135 famílias da etnia Terena, há pouco tempo receberam verbas internacionais para que o Memorial da Cultura Indígena fosse revitalizado.  No memorial ficam expostos artesanatos feitos em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul e a intenção é que espaço seja um ponto turístico para valorizar a cultura e gerar renda.

A subsecretária, Silvana Dias elogiou o trabalho que o vereador Delegado Wellington vem desempenhando ao longo do seu mandato e disse que essa parceria só vem a fortalecer a cultura dos povos indígenas. “Conheço o trabalho do vereador e sei do compromisso que ele tem junto as escolas, com as ministrações de palestras para o público adolescentes. Creio que essa parceria será enriquecedora e fundamental para nosso povo. Estamos terminando o Plano Estadual de Políticas Públicas para a População Indígena e com o término e aprovação do plano teremos o amparo legal e assim quando sair governo ainda continuaremos amparados pela lei”, ressaltou Silvana.

O Delegado Wellington reforçou o compromisso do governador Reinaldo Azambuja que foi o primeiro governo a criar uma subsecretaria específica para a população indígena, sendo gerida por uma indígena. “O Reinaldo Azambuja vem fazendo a diferença para essa população, de forma inédita criou a subsecretaria e deu condições para que as políticas públicas chegassem a esse povo que por anos foi esquecido”, finalizou o parlamentar.

 

 

Solange Mori
Assessoria de comunicação