14.03.2019 · Vereador Chiquinho Telles
Curso gratuito de qualificação apoiado por Chiquinho Telles é tema de reportagem de emissora de TV
chiquinho_telles_apoio_curso_6

A sexta edição do curso gratuito de picles, realizada na tarde desta quarta-feira (13), no Centro Comunitário do São Caetano, foi tema de reportagem da emissora SBTMS, que se interessou em divulgar a iniciativa por ser voltada ao empoderamento feminino, principalmente das mulheres de baixa renda. A ação faz parte dos projetos sociais do líder do prefeito na Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Chiquinho Telles (PSD).

A repórter Débora Alves, durante o encerramento do curso, entrevistou a ministrante das aulas Celina Pesente, e posteriormente as alunas sobre a importância de terem adquirido novos aprendizados.

Para Mercedes da Silva, esposa do presidente da Associação de Moradores, José Francisco Pereira, o senhor Santana, o curso foi uma ótima oportunidade tanto para as mulheres que querem ganhar dinheiro vendendo o produto, como para àquelas que aprenderam a técnica de conserva de legumes com objetivo de preparar para a família, e principalmente para se evitar o desperdício, já que os alimentos ficam em bom estado para consumo por muito tempo. “Todas as participantes gostaram muito do curso, com certeza vai ser proveitoso para elas”.

Mãe de duas meninas, uma de quatro anos e outra de dois anos, Sara Cristina Moraes da Silva, que esteve entre as alunas que concederam entrevista ao SBTMS, disse que fez o curso para gerar mais uma fonte de renda. “Eu trabalho em casa para cuidar das minhas filhas, e agora vou ganhar um dinheiro a mais com a venda do picles”, comentou.

Segundo Sara Cristina, o Vereador ao possibilitar a realização de cursos nos bairros ajuda bastante as pessoas que moram distantes do centro da cidade. Ela contou que “já deixei de fazer bons cursos por causa da distância e, no meu caso, torna-se muito complicado por eu ter duas crianças”.

Iniciativa inédita

Esta foi a primeira vez que o São Caetano e bairros adjacentes, observou Santana, conseguiram apoio para a promoção de um curso gratuito para a comunidade. “Para mim, Chiquinho Telles não é político, e sim um amigo. O Vereador está sempre presente em nossa região, apoiando nosso esporte, e todos os demais eventos que temos aqui. Já fomos contemplados com muitas melhorias, que há muito tempo eram reivindicadas pelos moradores”.

Santana comemorou o fato de o Parlamentar ter autorizado também a realização do curso de Design de Sobrancelha. “As mulheres da nossa região estão muito felizes, pois vão ter a chance de aprender mais uma atividade para geração de renda”.

Ao se dirigir às alunas, Chiquinho Telles falou de sua satisfação em oferecer algo que pode fazer a diferença na vida de cada uma delas. Segundo ele, “o que se aprende, ninguém tira da gente. Um curso de qualificação como esse, por mais simples que pareça para muitos, pode representar um passo inicial para se abrir novas portas”.

Além do São Caetano, já receberam o curso gratuito de picles os bairros Nova Campo Grande, Jardim Nashiville,  Jardim Petrópolis, Manoel Secco Thomé - na Grande Região do Indubrasil  e Serraville.