ícone whatsapp

Cônsul do Japão recebe Título de Visitante Ilustre durante visita à Câmara

28.06.2016 · 12:00 · Homenagem

A sessão ordinária desta terça-feira (28) contou com a presença do cônsul-geral do Consulado do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, que foi homenageado e agraciado com o Título de “Visitante Ilustre” da cidade de Campo Grande.

 

A comenda, concedida por meio do Decreto Legislativo n° 2.004/16, de autoria dos vereadores Engenheiro Edson e Prof. João Rocha, foi entregue em Plenário, em deferência à honrosa passagem do cônsul por Campo Grande.

 

O cônsul-geral do Japão está na Capital para participar do lançamento do livro “Kasato Maru – Uma Viagem de Esperança”, de autoria da pesquisadora Sonoko Akamine, que será realizado às 19 horas, na Associação Esportivo e Cultural Nipo Brasileira, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, n° 1.068, Centro.

 

Ao discursar na Tribuna, o cônsul afirmou que “é uma grande honra ser recebido nessa sessão plenária da Câmara. Agradeço sinceramente a outorga da homenagem desta nobre Câmara. Assumi meu cargo há um ano e sempre senti o vínculo histórico que une fortemente o Japão e o Estado de Mato Grosso do Sul. Os primeiros imigrantes chegaram a Mato Grosso do Sul em 1914, foi somente seis anos do início da imigração japonesa no Brasil em 1908. Desde então imigrantes vem enfrentando inúmeras dificuldades, com perseverança e esforço, desenvolvendo a região, lutando e criando seus filhos”, afirmou.

 

Sobre o homenageado

 

Takahiro Nakamae nasceu em Hiroshima, no Japão. É casado e pai de três filhos. Formou-se em Direito pela Universidade de Tóquio. Trabalhou nos seguintes cargos: 1ª Divisão da América Latina e do Caribe, Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão; Embaixada do Japão na Espanha; Embaixada do Japão no México; Diretor-Adjunto para negócios do Petróleo no Ministério do Comércio Internacional e Indústria; Diretor-Adjunto para 2ª Divisão da América Latina e Caribe; Diretor-Adjunto para Divisão de Finanças; Diretor-Adjunto da Divisão da OCDE; Conselheiro na Embaixada do Japão na Argentina; Conselheiro na Delegação do Japão para OCDE; Diretor na Divisão de Cooperação Internacional pela Paz; Ministro-Conselheiro na Embaixada do Japão no Iraque; Diretor da Divisão do México e América Central; Diretor da Divisão de Comunicação e Informação; Ministro da Missão Permanente do Japão nas Nações Unidas, Ministro da Embaixada do Japão em Brasília e atualmente é o Cônsul-Geral do Consulado do Japão em São Paulo. 

 

Paulline Carrilho

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal