ícone whatsapp

“Com união entre pais e comunidade conseguimos livrar nossos filhos dos crimes”, afirma Delegado Wellington

24.07.2017 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

“É preciso ficar sempre atento ao círculo de amizade dos filhos e claro, dos locais aonde frequentam. Além disso, a comunidade também pode ser um agente de monitoramento para que se evite casos como o que ocorreu com o Kauan. É preciso estar sempre alerta em relação aos problemas enfrentados pela sociedade, e também prestarmos atenção acerca de situações em que crianças acabem se tornado vítimas de abuso, e situações assim muitas vezes não são percebidas. O suposto autor do crime contra o menino, se aproveitou da situação de vulnerabilidade do menor. Se a população observar mais o que acontece ao redor das crianças, podemos evitar situações assim”, explica o vereador Delegado Wellington (PSDB).

O caso do menino Kauan de 9 anos de idade, cujo corpo está desaparecido há quase um mês após supostamente ter sido estuprado e morto por um homem que se apresentava como professor, tem gerado revolta e comoção em Campo Grande. O suposto autor teria prometido ao menino o pagamento em dinheiro para que ele cuidasse de carros. E com essa desculpa, se aproximou do menino, e então teria cometido o crime de abuso sexual. O corpo do garoto ainda não foi encontrado, e o crime tem levantado discussões sobre a temática de se monitorar de perto as amizades e locais que são frequentados pelos jovens. 

“A falta de diálogo entre pais e filhos acaba gerando uma fenda na educação e também se torna uma desestruturação da base familiar. Acredito que uma das formas de se criar uma base sólida para que nossos jovens não sejam atraídos para um mundo de facilidades, é oferecendo atividades esportivas, oferecendo uma abertura para o diálogo entre pais e filhos. E como isso pode acontecer? A partir de cada um de nós, pois situações como pobreza, desigualdade e injustiça social acabam violando os direitos humanos, e com isso o direito à vida e à segurança. Criança precisa brincar, aprender e ser criança. É preciso que elas cresçam com dignidade, que entendam que são amparadas e protegidas”.

Segundo semestre – O vereador Delegado Wellington organiza um ciclo de palestras sobre segurança para estudantes das escolas públicas da Capital. 

“Nosso objetivo é orientar esses jovens sobre a importância de se manterem envolvidos em ações positivas dentro da sociedade, como a prática de um esporte por exemplo. Porque se o jovem está inserido em atividades esportivas ou culturais, ele se mantêm longe dos crimes e também evita-se que ele acabe trabalhando ao invés de estudar. Mas os resultados positivos só ocorrem por meio da integração dos profissionais de educação, estudantes, pais e comunidade”, explica o parlamentar. 

Fernanda Yafusso
Assessoria de Imprensa do Vereador