ícone whatsapp

Com serviços e vagas de emprego, 2ª Feira do Trabalho é aberta na UFMS

02.09.2017 · 12:00 · Eventos

Com mais de 70 serviços oferecidos gratuitamente à população e centenas de vagas de emprego, foi aberta na manhã deste sábado (02), na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a 2ª edição da Feira do Trabalho de Mato Grosso do Sul. O evento, que segue durante todo o dia, é realizado através de uma parceria entre Câmara Municipal de Campo Grande, a Superintendência Regional do Trabalho, Governo do Estado e Prefeitura Municipal, e contou com a presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

CLIQUE AQUI para ver a galeria de fotos dos Parceiros

 

CLIQUE AQUI para ver a galeria de fotos da solenidade de abertura do evento

“O que acontece aqui será multiplicado para outras unidades da federação. Os serviços que aqui são oferecidos para a população possibilitam que ela possa conhecer, primeiro, o que uma estrutura pública disponibiliza. Aqui, são mais de 70 parceiros que possibilitaram a realização dessa feira. A sociedade brasileira tem o direito e o Estado tem o dever de prestar um serviço eficiente em todos os seus aspectos. A Feira do Trabalho amplia os serviços oferecidos pelo Ministério do Trabalho. É importante para que a própria sociedade tenha conhecimento desses serviços”, afirmou o ministro.

O objetivo da Feira é oferecer atividades voltadas para o trabalhador que está inserido, ou para aquele que deseja entrar no mercado de trabalho. A primeira edição, realizada no estacionamento da Câmara Municipal, atraiu mais de 1.800 pessoas e contou com 25 parceiros. Esta segunda edição da Feira aumentou o número de parceiros participantes, entre órgãos governamentais, entidades de classe, terceiro setor e iniciativa privada.

Segundo o vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara Municipal, a Feira mostra que, com união, é possível superar a crise que assola o país. “Este evento tem uma importância social. Aqui, além dos serviços prestados, devemos entender que por meio da união vamos conseguir atravessar os momentos difíceis que passamos. Não é a primeira vez que passamos por momentos assim e damos exemplos ao mundo que com harmonia e paz, podemos vencer os problemas que nos afetam. A crise se vence com criatividade, e é isso que demonstramos aqui com o espírito de cooperação”, disse.

O evento tem programação completa com atração cultural, esportiva, praça de alimentação (com apoio da Abrasel), atendimentos de saúde, palestras, orientações e emissão de documentos. Dentre os serviços oferecidos estão emissão de 80 carteiras de trabalho, 60 carteiras de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartões do SUS, cadastro biométrico da Justiça Eleitoral, emissão de Título de Eleitor e mudança de endereço de votação, além de diversos exames de saúde.

Para o prefeito Marquinhos Trad, a Feira é um exemplo de harmonia entre os poderes e a iniciativa privada. “Isso só foi possível porque a Câmara, a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal, a UFMS, deram as mãos. Assim sendo, aprendemos as lições de que o coletivo prevalece sobre o individual, e somente assim vamos conquistar e reconstruir o tempo perdido”, discursou.

Já o superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Vladimir Benedito Struck, o evento só foi possível graças a servidores que, segundo ele, “vestiram a camisa”. “É uma satisfação fazer a Feira. Isso só foi possível graças ao empenho de todos. Quero agradecer servidores, em especial a Superintendência, que vestiram a camisa desde o começo. Pelo momento que país passa, a nós, como representantes de instituições, cabe fazer o trabalho, e ao político fazer a boa política. É isso que estamos demonstrando. Ee queremos mudar esse país, será pela força do trabalho”, sustentou.

Primeira vez na UFMS – Segundo o reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, é a primeira vez que a instituição recebe um evento deste porte. “Nossa UFMS, nossos 20 mil alunos e 5 mil servidores, e toda equipe de colaboradores, parabenizam nossos parceiros. É inédito, em 55 anos da nossa UFMS, ter um evento desta natureza em um ambiente acadêmico, na indústria do conhecimento. E satisfação receber parceiros e sociedade, abrir as portas da UFMS para que consigamos fazer as entregas para nossa sociedade”, afirmou.

Para o vereador Elizeu Dionizio, a Feira tem um pano de fundo: o resgate do poder público junto a sociedade. “Sem essa união de forças, não estaríamos aqui hoje. É um prazer ter o ministro em uma feira que aproxima o poder público da sociedade. Essa feira tem de pano de fundo uma informação muito forte: o resgate do poder público junto a sociedade. Trazer o equipamento público para o lugar que é devido, onde a sociedade possa ter acesso, é socializar as relações. Não tenho dúvida que será um evento que veio para ficar em Mato Grosso do Sul”, discursou.

Por fim, o secretário estadual de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, afirmou que é dever do poder público servir a população. “Hoje, damos uma demonstração de como poderemos vencer a crise: unindo forças e fazendo grandes entregas para nossa população. O Estado está a sua disposição, ministro. Quem sabe, este projeto não se torne um projeto nacional. O poder público tem que levar seus serviços para a população, e juntos, fica mais barato, mais fácil de fazer essas entregas. Estamos juntos com os demais poderes para que a gente possa ajudar a população”, finalizou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal