ícone whatsapp

Carla Stephanini é homenageada em sessão solene do Dia Internacional da Mulher

07.03.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta quarta-feira (7) os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa Celina Martins Jallad, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Carla é uma grande mulher, que se dedica as causas sociais e tem feito um excelente trabalho para as mulheres através de Políticas públicas, “  disse o vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB)  de sua homenageada  Carla Charbel Stephanini , advogada especialista em gênero e políticas públicas trabalhou na assessoria jurídica do Ministério público de contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, foi coordenadora de políticas publicas na prefeitura municipal de campo grande e no governo do Estado e foi eleita vereadora na legislatura 2012/2016.

Atualmente é subsecretária de políticas para a mulher na Prefeitura Municipal de Campo Grande e presidente do conselho municipal dos direitos da mulher CMDM. Ela é presidente estadual e vice-presidente nacional do MDB mulher. ”Eu me sinto extremamente lisonjeada, entendo também que é um reconhecimento do nosso trabalho ao longo de muitos anos, tanto na gestão pública, quanto no exercício do mandato quando aqui estive. A Celina foi e continua sendo uma mulher inspiradora, desenvolveu excelentes trabalhos, ela implantou todos os MDBs  Mulheres no nosso Estado, dando essa expressão e dimensão  que é o MDB Mulher hoje, garantindo assento na executiva nacional à época.” Justifica. 

A solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março, foi instituída na Casa de Leis por meio das Resoluções nº 1.056/05, 1.069/07 e 1.169/13. As homenagens foram realizadas no Plenário Oliva Enciso, local que leva o nome da primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis de 05 a 28 de janeiro de 1958 e em 1959.

Medalha Celina Jallad 

Celina Jallad nasceu em 11 de Fevereiro de 1947, Foi casada com Abdalla Jallad, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho e filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e de Nelly Martins. Em 1999 Celina foi reeleita deputada estadual, com 23.605 votos. Fundou o Fórum Permanente da Mulher de MS, e foi nomeada presidente da Comissão Provisória do MDB Mulher de MS. Novamente reeleita em 2003, a deputada Celina obteve 15.212 votos. Nesta legislatura ocupou o cargo de 3ª vice-presidente da mesa diretora; tomou posse como presidente do MDB-Mulher Estadual; passou a fazer parte do Conselho Fiscal da Unale (União Nacional dos Legislativos; e participou da criação do “Comitê Suprapartidário de Mulheres de MS”, assumindo a presidência em 2005.)  Em 2007, tomou posse como suplente e permaneceu na Casa para seu quarto mandato parlamentar. Ainda em 2007, foi indicada como tesoureira da Executiva Estadual do PMDB; foi indicada como 1ª representante do Estado de Mato Grosso do Sul na Unale.

Em fevereiro de 2007 assumiu o cargo na vaga de Carlos Marun, que se tornou secretário estadual de habitação.

De 2009 a 2010 passou a ocupar a vaga efetiva de deputada em função da eleição do ex-deputado Ari Artuzi para Prefeitura de Dourados. Com a aprovação de seu nome por unanimidade na Assembléia Legislativa, Celina foi nomeada no dia 06 de junho do ano passado, durante 72º edição do Tribunal de Contas do Estado, para o cargo de conselheira. Foram 16 anos na política estadual e Celina assumiu o lugar do conselheiro Osmar Ferreira Dutra, que tinha se aposentado. Faleceu manhã de 27 de fevereiro de 2011, de um aneurisma da aorta abdominal.

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador