ícone whatsapp

“Campo Grande é pioneira quando o assunto é trabalho integrado na segurança pública”, afirma Delegado Wellington

20.07.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Campo Grande tem se destacado por ser uma cidade pioneira quando o assunto é trabalhar de forma integrada a segurança pública. Atualmente o município possui mais de 870 mil habitantes, segundo os dados apresentados em 2017 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e vem apresentando resultados extremamente positivos quando o assunto é desenvolvimento e implantação de ações que integrem as forças da segurança em prol da proteção da população campo-grandense. 

No ano passado foi sancionada a Lei 5.865/17, que criou o Plano Municipal de Segurança Pública. Lei que tem apresentado inúmeros resultados positivos e além disso, destacado a cidade de Campo Grande como o município pioneiro no trabalho de unir forças para que a criminalidade seja reduzida, além de trabalhar de forma preventiva para que novos casos não ocorram.

Durante o Fórum Permanente de Segurança na Fronteira, realizado na manhã de quinta-feira (19) na sede da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o ministro Raul Jungmann, do Ministério da Segurança Pública, descreveu que o futuro da segurança pública no Brasil deve ser realizado por meio de trabalhos integrados, com troca de informações e operações conjuntas entre os estados brasileiros. 

Tal situação já ocorre em Campo Grande desde a criação e implantação da Lei municipal 5.865/17 e que também está prevista na Lei federal, 13.675/18, que cria o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), prevendo também o trabalho das forças de segurança de uma forma integrada.  

Guarda Municipal – Em março deste ano o vereador Delegado Wellington (PSDB), autor da Lei 5.865/17, ministrou uma palestra para a equipe da Guarda Municipal de Campo Grande com o tema “Estatuto do Desarmamento”. Esse evento é parte do curso de capacitação sobre a utilização de armamento letal que teve como apoio a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, e contou com cerca de 200 guardas municipais.

Durante a palestra, o delegado repassou informações e orientações sobre a Lei nº 10.826/03 que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, e também sobre o Sinarm (Sistema Nacional de Armas).  

“A troca de experiências é parte integrada de uma das ações do Plano Municipal de Segurança Pública – Lei nº 5865/17, como por exemplo no eixo 01 que abroda sobre a Prevenção e Controle de Delitos. No item 18, por exemplo, existe essa questão da integração da Guarda Municipal com as demais forças de segurança pública. Essa união auxilia no desenvolvimento da cidade e também oferece aprimoramento da Guarda”, comenta o parlamentar.

Capacitação – Já em maio deste ano a Guarda Municipal recebeu um treinamento de tiros sob a coordenação dos delegados da Polícia Civil de MS, Márcio Shiro Obara e Rodrigo Giraldelli Yasaki, e que foi realizado no estande de tiros da Polícia Militar do Estado.

Na época o vereador Delegado Wellington (PSDB), que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, acompanhou o treinamento e explicou que para o manejo de arma de fogo é imprescindível o treinamento adequado aos guardas municipais. Além disso, o parlamentar explicou que com agentes bem preparados, eles estarão aptos a desempenharem suas funções com rigor e acima de tudo, com a devida segurança. 

Em maio, uma outra turma da Guarda Civil Municipal de Campo Grande finalizou o curso de capacitação para armamento letal. O curso que foi realizado em parceria com a Acadepol (Academia da Polícia Civil) capacitou mais 133 guardas municipais, além dos 422 que já haviam passado por um treinamento para o uso do armamento. Dessa forma os agentes terão a capacitação para atuarem diretamente em operações e com aptidão para usarem o armamento. 

Fernanda Yafusso

Assessoria de Imprensa do Vereador