ícone whatsapp

Câmara sedia comemoração dos 20 anos do PROERD

21.06.2017 · 12:00 · Câmara Participativa

A Câmara Municipal de Campo Grande, por meio da “Câmara Participativa”, sediou nesta quarta-feira (21), a solenidade de comemoração de 20 anos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar com o objetivo de afastar jovens e adolescentes do mundo das drogas. Ao todo, foram homenageadas 69 personalidades, em sua maioria instrutores que já passaram ou ainda atuam no projeto.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares treinados, que ministram aulas para crianças da pré-escola e séries iniciais, adolescentes do quinto e sétimo ano do ensino fundamental e com os pais, através do PROERD para pais, visando, enquanto atividade preventiva ensiná-los a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. 

Para o Instrutor Cleyton da Silva Lima, representante dos homenageados, o PROERD é um trabalho feito com amor e por amor, “o que fazemos é com amor e por amor ao próximo, é salvar pessoas de situações difíceis. O Instrutor é aquela pessoa que chega à sala de aula e começa ali a transformação e a aproximação da polícia com a população. A maior motivação é quando recebe o retorno dos professores, da família e das próprias crianças de que algo mudou na sua casa a partir das aulas ministradas. Nosso foco principal é manter a família saudável e muito mais feliz, tenho prazer em fazer parte do PROERD. Hoje o maior programa de prevenção do Brasil, agradeço oportunidade de representar meus amigos, agradeço principalmente a Deus, por essa oportunidade de fazermos amigos e levarmos mais saúde, segurança e felicidade as famílias brasileiras”, destacou o Instrutor.

O Coronel Thonny Audry Lima Zerlotti, Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar de MS e Coordenador Estadual do PROERD fez uma reflexão sobre o PROERD, “ hoje vejo aqui todos os Instrutores do Estado de Mato Grosso do Sul e fiz uma reflexão de quantas vidas vocês conseguiram levar algo de bom, passou um filme na minha cabeça, de todos os alunos que foram influenciados pelo os Instrutores, hoje é um momento de reconhecimento por tudo o que vocês fizeram. Quero deixar registrado aqui a responsabilidade desses Instrutores com as vidas humanas”, disse.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Políticas Antidrogas da Casa de Leis, Vereador Odilon, o PROERD há mais de 20 anos trabalha na preservação do nosso maior tesouro, que são as crianças e os jovens brasileiros, “parabenizo todos os Instrutores do Programa, vocês são as luzes que criam os passos dessa juventude. Há mais de 20 anos o PROERD vem fazendo aquilo que deveria ser papel de todos, blindando os corações dessas crianças e jovens, que são nosso maior tesouro, futuro da nossa Campo Grande e do nosso Estado de Mato Grosso do Sul”, elogiou.

O Coronel Waldir Ribeiro Acosta, Comandante- Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, representante do Governo do Estado de MS, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo PROERD para a corporação e para a sociedade. “Acompanhamos o programa desde o início até a evolução atual. O trabalho da Polícia Militar é de ordem pública, atuando todos os dias nas ruas atendendo as consequências dos problemas, e o Programa atua no início dos problemas. O PROERD faz com que as crianças e pais digam não as drogas, faz com que as pessoas reflitam sobre o mal do século, que são as drogas e que causam grandes consequências para as famílias, vivenciamos isso diariamente, a maioria dos delitos são para sustentar os vícios das drogas, o que acaba com as famílias brasileiras”, reforçou.

Cícero Gomes, de 9 anos, que há um ano participa das aulas ministradas pelo PROERD falou sobre seu aprendizado com o Programa, “é um programa que ensina as crianças dizer não às drogas, então isso melhora a vida das crianças”, afirmou.

A solenidade contou com apresentação do Coral da Polícia Militar sob a regência do Maestro Teófilo Rafael.

 

Homenageados  Civis

José Carlos Barbosa

Gerson Claro

Susana Martins

Maria Lúcia de Fátima de Oliveira

 

Instrutores

ST PM Cleiton da Silva Lima

1º SGT PM Jaime Gonçalves

1º SGT PM Orlanda Almirão Nantes

2º SGT PM Rudi Barcellos

Gledson Santana Alcântara

Marta Amorim De Almeida

3° Sgt PM Edenilson Costa Santos

3º Sgt PM Hugo Torres Avalos

CB PM  Ramão Ortega Lopes Junior

CB PM  Antônio Marcos Da Silva Matos

CB PM  Azahaze Altair Mello De Carvalho

CB PM  Anderson Ribeiro Foster

CB PM  Adriano Lemes Pereira

CB PM  Dieny Graciely Souto De Souza Melo

CB PM  Jocimara Rosalia Severino

CB PM Maria Carolina Ribeiro Da Silva

Sergio Rodrigues De Oliveira

Jefferson Barbosa De Paula 1º Sgt Qppm

Dolviro Luiz De Paula

André Ferreira De Sena

Sd Liliam Carolini Da Silva Corsini

SD PM  Rodney Rellington Silva Dos Santos

SD PM  Alessandro Wagner Martins

Ronny Eustaquio Prestes Torraca

Claudemir Sanguina Marques

Cristian David Colman Lima

 Luis Henrique Noqueira Maciel

Paulina Ribeiro

CB PM Célio Roberto Da Silva Arruda

Anderson Marques Dos Santos

Giovana Rucaglia Rizzo

Péricles Coelho

Robison Lima Da Cruz

Romário Cândido Martins

Vilson Vicente De Arruda

CB PM Edson Paes Pereira

SD PM Sergio Gomes Vedoja

SD PM Cintia Silvério Arruda

3° SGT PM Reinaldo Da Silva Soares 

SD PM  Kennia Bethania De Moura Oliveira

Gleice Kelly Pinheiro Soares Amaral

ST Mak Franco De Oliveira

CB PM Leonel Julio Da Cunha

3° SGT Josicleide Barros Da Silva

Edgar Siqueira Sobrinho

André Eduardo Garcia

André Barbosa Rios

SD PM Antonio Carlos Olasar De Andrade

Carlos Martins Alvarenga

Rosane De Souza Cabreira

SD PM  Luís Evandro Fernandes Pache

CB PM  Warley Alves Flores

SD Geiziane Cristina De Moraes Gabriel

3° Sgt Paulo Sérgio Da Silva

Ailton Rosa Dos Santos

CB PM Juliano Cardoso Magalhães

Paulo Ranieri B. Magalhães

CB PM José Roberto Dos Santos

SD PM Fábio Carvalho José

SD PM  Adelino Aparecido De Oliveira Schibilski

Maria Clara Aguiar Ferreira Alcazar Da Silva

SD PM Inêz Araujo De Paula

1º SGT PM Geraldo Da Silva

Jeferson Alexandre Bedatty

Joyce De Lima Barreto

 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal