ícone whatsapp

Câmara realiza Audiência para buscar melhorias nos cemitérios públicos da Capital

28.06.2017 · 12:00 · Audiência Pública

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou na manhã desta quarta-feira (28), Audiência Pública para tratar sobre a segurança nos cemitérios públicos de Campo Grande, a fim de buscar soluções para as reclamações da população, referente a segurança, limpeza, iluminação e manutenção dos cemitérios. A reunião foi convocada pela Comissão Permanente de Segurança Pública, composta pelos vereadores Delegado Wellington (presidente), Odilon de Oliveira (vice), André Salineiro, Otávio Trad e Dharleng Campos.

O proponente da Audiência Pública, Otávio Trad, reforçou que no início deste ano usou a Tribuna para entender melhor o funcionamento administrativo dos cemitérios públicos e, na mesma linha de pensamento, a Audiência tem o intuito de entender a situação atual buscando soluções imediatas. “Usei a Tribuna da Casa no início deste ano para entender melhor a situação dos cemitérios públicos, se fizermos uma análise da situação, é uma situação que incomoda a todos, além de prejudicar aqueles que estão constantemente visitando seus familiares nos cemitérios. Vemos diariamente na mídia matérias de furtos de acessórios, até mesmo túmulos abertos para furtar os pertences dos que estão ali sepultados. Objetivo da reunião é chegar a uma resolução para acabar com essa situação incomoda para a população”, explicou.

O representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR), Miguel Gomes falou sobre a necessidade de ação conjunta dos órgãos públicos e da população. “Buscamos do poder público uma ação, mas também dos proprietários do local. O que temos hoje em andamento desde que o refeito assumiu, é estabelecer novamente a concessão do serviço terceirizado, através de licitação, que já está em estudo na agência de regulação (AGEREG), estamos conversando também com os agentes funerários, buscando  fazer uma parceria para a administração do cemitério, ainda está em fase de discussão, outra medida viável seria alteração na Lei, que também precisa ser modernizada, para ter uma ação pontual nesse locais, tanto na segurança e na infraestrutura”, salientou.

Já o vereador Valdir Gomes, reclamou principalmente da situação de abandono do cemitério Santo Amaro e lamentou o  que as pessoas passam para sepultar seus entes queridos. “Ficamos assustados, recebemos tantas reclamações, os cemitérios estão abandonados, as pessoas não sabem onde seus entes queridos estão enterrados, mato alto por toda parte, é lamentável”.

Segundo o secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, há ronda da guarda municipal nos cemitérios na área frontal, porém informou que dentro do perímetro do cemitério há falta de iluminação, o que dificulta ainda mais a manutenção da segurança. “A parte frontal dos cemitérios, diariamente colocamos de forma alternadas rondas tanto de motos como de veículos, está faltando iluminação no entorno, a parte frontal  é iluminada, mas a lateral e o fundo não estão devidamente iluminados. Outro fator que agrava são os muros baixos, o que facilita a ação de vandalismo. Falta estrutura física nos cemitérios para a presença da Guarda Municipal 24 horas no local. O que está dentro do nosso alcance estamos fazendo, mas é preciso uma ação em conjunto, é preciso todos nós olharmos com seriedade para os cemitérios de Campo Grande”, defendeu.

De acordo com Gilvan Paes da Silva, presidente do Sindicato das Empresas do Segmento Funerário do Estado de Mato Grosso do Sul (SINDEF/MS), os problemas abordados na Audiência são enfrentados há muitos anos pelas empresas funerárias. “Nós enfrentamos os problemas, como a falta da manutenção da limpeza, falta de segurança, furto de adereços, violação de túmulos,  há muito tempo. Queremos colaborar com a Prefeitura, nós fizemos uma visita técnica nos três cemitérios públicos de Campo Grande, tiramos fotos e constatamos várias dificuldades, várias falhas. Nós temos experiência em gestão de cemitério, sabemos a realidade enfrentada no dia a dia, participamos todos os anos de congressos sobre serviço funerário, conhecemos de fato a realidade. Nós que recebemos os familiares, e essa falta de estrutura, de manutenção, dificulta o nosso trabalho, temos interesse em ajudar a resolver os problemas, porque afeta diretamente nossas empresas, nós damos todo atendimento aos familiares, a SEMADUR fiscaliza nosso trabalho, mas quando a família chega na porta do cemitério ela se decepciona, por isso passa a ter resistência com a funerária, todo nosso trabalho cai por terra”, lamentou.

O vereador veterinário Francisco ressaltou que já passou da hora de discutir o problema latente, precisamos pensar em modernização dos cemitérios. “Tem que haver modernização, estamos com cemitérios da década de 40, não podemos mais deixar ficar do jeito que esta. Os cemitérios são um dos maiores focos de dengue, fonte de infestação de risco para saúde pública, está na hora dessa Câmara tomar iniciativa e mudar a realidade, vamos modernizar”.

Conforme se posicionou a vereadora enfermeira Cida, é preciso tratar com respeito e seriedade a questão dos cemitérios públicos, “estamos sepultando nas ruas, isso me deixa apreensiva, a única certeza que temos é da morte, eu sei que vou morrer e quero respeito com meu corpo no meu pós-morte, contem comigo como vereadora para que os nossos entes queridos sejam respeitados”.

Já Layne de Paula, participante da plateia, relatou que por duas vezes acionou a imprensa para reclamar do descaso com os cemitérios públicos, “Por duas vezes acionei a imprensa, quantas vezes afundei meu pé em sepulturas que não estão identificadas, concordo que os familiares precisam contribuir, mas o poder público  tem que  abrir uma licitação para contratar e planejar uma administração de forma séria nos cemitérios da cidade”, sugeriu.

O subprefeito do Distrito de Anhanduí, professor Ernesto, destacou a importância do tema tratado e solicitou melhorias para o Distrito, “É muito sério, nós que estamos em Anhanduí, temos muitos cemitérios nas fazendas, precisamos de um olhar mais atento para a situação, o mais importante é proporcionar infraestrutura, estabelecer localização dos cemitérios e nomear, estamos carentes nesse sentido”, alegou.

De acordo com Ilmo Cândido, representante do Sindicato dos Funerários os problemas apresentados na Audiência são apenas a ponta dos problemas, ” os problemas apresentados são só uma pontinha dos problemas enfrentados pela população, isso é resultado de uma má gestão, mau aproveitamento dos espaços existentes, como exemplo, nos cemitérios particulares onde sepultam nove pessoas, nos cemitérios públicos sepultam dois, realmente precisa modernizar os cemitérios públicos”. 

O vereador Odilon de Oliveira, vice da Comissão Permanente de Segurança Pública explicou que a Comissão irá fazer uma ação coordenada para resolver as questões e atender a demanda da sociedade.

Por fim, o vereador Otávio Tad agradeceu a presença de todos e esclareceu que o objetivo da Audiência foi debater e tirar um entendimento do que pode ser feito para resolver os problemas abordados.

Encaminhamentos

Ver a possibilidade da capacitação de pessoas do Proinc (Programa De Inclusão Profissional) para trabalhar e fazer um acompanhamento junto a Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande);

Ver a possibilidade de um convênio com  a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviço Público) para ceder os equipamentos de limpeza para o trabalho junto à Semadur;

Solicitar a Sisep manutenção da iluminação pública no entorno dos cemitérios, bem como solicitar um cronograma de limpeza;

Solicitar a Secretaria Municipal de Segurança Pública(SEMSP) a presença da Guarda Municipal no período noturno ou intensificar as rondas;

Ver a possibilidade das reformas para aumentar os muros, bem como colocar cercas para proteção do local contra vandalismo;

Solicitar a Semadur a modernização no serviço prestado, por exemplo, aumentar a capacidade dos jazigos funerários.

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal