ícone whatsapp

Câmara percorre os bairros da cidade para levar informação sobre a prevenção do câncer de mama

07.10.2017 · 12:00 · Eventos

A Câmara Municipal de Campo Grande, através da Procuradoria Especial da Mulher, realiza neste mês várias ações para a campanha do Outubro Rosa. A primeira grande mobilização da sociedade para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, aconteceu neste sábado (7), com a distribuição de materiais informativos no centro da Capital, priorizando a necessidade da realização do exame clínico no combate ao câncer. Neste mês, a Câmara irá levar informação para população nas principais avenidas dos bairros da cidade.

A Procuradoria Especial da Mulher é composta pelas vereadoras, Dharleng Campos (presidente) e Enfermera Cida Amaral (vice), que lideram as ações que preveem a mobilização de instituições de classe para aderirem à campanha, distribuição de materiais informativos e o compartilhamento de conhecimento, convidando especialistas no assunto para usarem da palavra na tribuna da Casa de Leis.

Na quinta-feira (5) teve início a programação de conscientização do mês do Outubro Rosa, com a participação da Drª. Núbia na Tribuna da Casa. Segundo a Dr. Núbia, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão de Campo Grande, neste mês da campanha do Outubro Rosa, oferece às mulheres de 40 a 69 anos o exame de mamografia gratuito e sem hora marcada. “O Hospital do Câncer Alfredo Abrão neste mês do Outubro Rosa lançou uma campanha e estamos de portas abertas para facilitar o atendimento às pacientes de 40 a 69 anos. As pacientes não precisam ter hora marcada para realizar a mamografia e o exame é gratuito. A procura está sendo gigantesca. As mulheres querem mais facilidade. Precisamos estimular a detecção precoce facilitando o acesso ao exame de mamografia”, discursou a oncologista na Tribuna.

Durante a ação deste sábado, a vereadora Dharleng Campos, presidente da Comissão de Acessibilidade e também presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Campo Grande, explicou que o Legislativo municipal está empenhado na mobilização da sociedade. “Esse mês de conscientização da prevenção do câncer de mama, queremos motivar a população e conscientizar as mulheres da necessidade de se cuidarem, de realizarem o exame de mamografia. Um dos maiores medos das mulheres em relação ao exame de mamografia é a dor, mas não dói nada, o exame é muito rápido e pode constatar um tumor precoce, aumentando o índice de cura. Por isso, a importância de levarmos a informação e conscientizarmos a sociedade da necessidade do exame clínico na prevenção do câncer”, disse.

A representante da vereadora Enfermeira Cida Amaral, Jucinéia Serem destacou: “Este ato é um ato muito importante, faz toda diferença na vida de nós mulheres, muito importante também a participação dos homens que somam na nossa política”, avaliou.

De acordo com Andrea Lemes, representante da Subsecretaria do Estado de Políticas Públicas para Mulheres, “A subsecretaria está atuando todos os dias na prevenção, orientando, conscientizando meninas e mulheres e, também, os homens. Quando levamos conhecimento para toda população é uma forma de enfrentarmos a violência contra as mulheres, então campanhas como esta, em especial no outubro rosa é uma forma de estarmos lembrando da importância de se prevenir, de cuidar da saúde, tem que fazer o exame de mamografia. Cuidar da saúde é tudo”, ponderou.

Programação do Outubro Rosa

Todos os sábados de outubro – 8h às 11h30 – Haverá distribuição de materiais informativos para a população nas principais avenidas dos bairros de Campo Grande. Com ação para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama.

Segunda-feira, dia 25 de outubro – Haverá uma sessão da Câmara Participativa sobre o assunto.

 

Onde encontrar atendimento e informações

Hospital de Câncer Alfredo Abrão – Rua Cândido Mariano, 1053 – Centro – Fone: (67) 3041-6000.

Hospital de Câncer de Barretos – Avenida Vereador Thyrson de Almeida, 3155 – Bairro Aero Rancho – Fone: (67) 3304-6600.

Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – Rua Bahia, 280 – Centro – Fone: (67) 3314-3000.

Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul – Parque dos Poderes, Bloco VII – Fone: (67) 3318-1600.

 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal