ícone whatsapp

Câmara e Ministério Público de Contas lançam Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais

13.12.2014 · 12:00 · Convênio

Foi lançado neste sábado (13), na Câmara Municipal de Campo Grande, o Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais, promovido pela Escola do Legislativo da instituição em parceria com o Ministério Público de Contas (MPC) e o Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), através do Caoc (Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados).
 
"É um dia muito importante para o MPC, a Câmara, a Escola do Legislativo e todos os conselheiros. Este é o primeiro passo que estamos dando para trocarmos ideias e orientarmos os conselhos para exercerem a função de controle social. Tinhamos certeza que um dia encontraríamos parceiros para realização deste evento. Estamos aqui para trocarmos experiências e compartilharmos ações", enalteceu o procurador geral de Contas, José Aêdo Camilo.
 
O presidente da Câmara, vereador Mario Cesar, também exaltou o privilégio de ter essa parceria. "Fui para dentro dos conselhos quando me tornei parlamentar. Participei de reuniões em todas as regiões, para poder entender a situação. Estamos atravessando uma mudança conceitual no Brasil e o trabalho do Poder Público é ir ao encontro do interesse da sociedade. Sei da importância da capacitação, já que antes de ser candidato a vereador procurei cursos de gestão pública. Existe muito dinheiro público indo literalmente para o ralo por ineficiência administrativa. Que nós possamos ter essa gestão pública de maneira compartilhada e transparente. Aproveitem esta oportunidade de capacitação e que possam repassar isso para outros conselheiros", pediu.
 
Marcos Antônio Moura Cristaldo, diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, elogiou a parceria firmada. "Entendemos que as associações de moradores e conselheiros são as células básicas da sociedade. Esse curso vem ao encontro da capacitação que precisamos para que todos possamos crescer juntos", disse.
 
As vagas para o curso são limitadas. Segundo Marcos Mattioli, diretor da Escola do Legislativo, serão 80 vagas distribuídas proporcionalmente ao número de conselheiros de cada região urbana de Campo Grande. O curso terá duração de 40 horas/aula, com início em março do próximo ano. As inscrições serão feitas pelo site da Câmara Municipal (www.camara.ms.gov.br), a partir das 10 horas da manhã da próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-1658.
 
"Hoje é um dia muito importante para nós. Desde que o Mario assumiu ele fez essa aproximação com os conselheiros. Isso valoriza o campo-grandense. Sabemos as necessidades de cada região. Viemos aqui para conhecer e participar, para saber, por exemplo, como a Prefeitura executa o orçamento e como a Câmara aprova", destacou João Eulógio Barbosa de Matos, presidente do Conselho Regional do Centro.
 
A opinião do conselheiro é a mesma de Reinaldo Guimarães de Campos, diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Ministério Público de Contas de Mato Grosso do Sul. "É um momento especial para nós. Hoje, sem sombra de dúvidas, o maior instrumento que o cidadão tem nas mãos é o controle social. Campo Grande é uma cidade privilegiada no Brasil, tendo todos os conselhos funcionando, servindo de exemplo os municípios. Queremos que os conselhos existam em todas as cidades de Mato Grosso do Sul e com capacitação", afirmou.
 
O coordenador será o professor, instrutor e palestrante José Estevão Moraes Palma, mestre em Administração Empresarial e especialista em Gestão Pública pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
 
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal