ícone whatsapp

Câmara comemora sanção da Lei para Eleição Direta de Diretores e Adjuntos da REME

15.06.2018 · 12:00 · Eventos

A Câmara Municipal de Campo Grande participou na manhã desta sexta-feira (15), da Solenidade de Assinatura e Sanção do Projeto de Lei 8.877/18, que institui Eleição Direta para Diretores e Adjuntos da Rede Municipal de Ensino (REME). O Projeto foi aprovado pelos vereadores por unanimidade na Casa de Leis.

Para o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação), professor Lucílio Souza Nobre a sanção da lei representa o fortalecimento da democracia dentro das escolas. “A eleição de diretores representa o fortalecimento da democracia na participação dos segmentos da escola na escolha do seu representante, do seu gestor escolar. Outro fator é a segurança para esse diretor  que a partir do advento da eleição ele pode desenvolver seu projeto no período de três anos, com aval dos segmentos que acompanha a unidade escolar. É bom para educação, para os diretores, traz segurança também para os pais e alunos. Uma mudança muito significativa na condução do processo da educação nas unidades escolares”, ressaltou.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado  a eleição para diretores na REME é um divisor de águas. “Acreditamos que representa uma melhoria para a educação, para nós da educação é um divisor de águas, a partir de agora a comunidade escolher o diretor”, reforçou.

De acordo com o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad só podem ser candidatos ao cargo professores da educação efetivos e com qualificação. “O cargo de diretor é um cargo extremamente qualificado e de competência técnica, afinal de contas ele vai direcionar o conteúdo programático e influenciar na vida de muitas crianças que estão sob seus cuidados. Nós vamos democratizar o debate determinando que só podem ser candidatos a esse cargo professores da educação efetivos e com qualificação”, explicou.

Na ocasião, representando a Casa de Leis, a vereadora Dharleng Campos comemorou a concretização da luta da categoria . “Estou feliz por fazer parte desta legislatura que conseguiu tornar esse sonho antigo em realidade. Nossa educação merece essa atenção, isso mostra atenção pela democracia, atenção na transparência da escolha de quem vai ser o gestor das nossas escolas, isso mostra muito respeito com a nossa população que merece participar das decisões, participar do que acontece dentro das escolas”, enalteceu.

 

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa Da Câmara Municipal