ícone whatsapp

Câmara aprova e promulga medalha e sessão solene em homenagem aos veterinários

27.06.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou e promulgou a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Médico Veterinário e instituiu a Medalha Legislativa “Olímpio Crisóstomo Ribeiro”. A sessão e a medalha foram instituídas pela Lei n. 5.219 e pela resolução 1279. Os projetos têm as assinaturas dos vereadores Veterinário Francisco e Carlão ambos do PSB. “Eu como médico veterinário fico muito feliz que essa Casa de Leis aprovou essa homenagem aos veterinários. E com muita alegria que eu contei com a ajuda do vereador Carlão para que essa homenagem fosse feita”,  explica o parlamentar.

Segundo a redação da resolução, a medalha será outorgada aos médicos veterinários que se destacam no exercício de suas atividades profissionais. A Medalha Legislativa “Olímpio Crisóstomo Ribeiro”, acompanhada de um Diploma a ser expedido pelo Poder Legislativo Municipal, serão concedidos através de Sessão Solene, a ser realizada anualmente no dia 09 de setembro, em comemoração ao Dia do Médico Veterinário, instituído pela Lei n. 5.219, de 11 de setembro de 2013. Ainda segunda a redação,quando não for possível realizar a Sessão Solene para entrega da Medalha e do diploma na data prevista neste artigo, a Câmara deverá designar a data mais próxima.

A medalha é uma homenagem póstuma a Olímpio Crisóstomo Ribeiro que é natural de Ataléia, Minas Gerais. Ele foi casado por 47 anos com a senhora Francisca Dias Ribeiro de onde nasceram seus filhos José Carlos, Eliane e Adriana. Se graduou em Medicina Veterinária, pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1972, já contava com os filhos José Carlos, Eliane e Adriana. Já em Campo Grande em idos de 1973 veio ser professor na então Universidade Estadual de Mato Grosso. A carreira docente consolidou-se através de um avançado programa de pós-graduação nos Estados Unidos. Com bolsas da Fundação Rotária e do governo brasileiro, obteve o grau de Mestre e o título de PhD na Iowa State University, Estados Unidos, entre os anos de 1975 a 1979. Ocupou vários cargos na administração da UFMS, com destaque para o de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 1984 a 1989, paralelamente à docência superior. Ele foi diretor da Iagro entre 1991 e 1994. Em 1993, após a aposentadoria na UFMS, se tornou docente na Uniderp, onde também exerceu cargos administrativos como de Pró-Reitor de Graduação.

Ativo nos ciclos profissionais, Olímpio foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul e do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Na década de 90 dedicou-se à área do ensino, como integrante da Comissão Nacional de Ensino de Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Entre 1995 e 1999 exerceu a Presidência dessa Comissão. A atividade o levou a integrar a Comissão do Exame Nacional de Curso do Ministério da Educação, com reconduções sucessivas. Na esfera pública atuou como integrante de importantes conselhos, como o de Desenvolvimento Agrícola do Estado, o Conselho Superior da Fundação de Desenvolvimento do Ensino, da Cultura e da Ciência e Tecnologia do Estado e do Conselho Consultivo do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Embrapa. Olímpio Crisóstomo Ribeiro faleceu no dia 04 de setembro de 2009, aos 67 anos de idade, de causas naturais, na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, durante evento rotário.

 

 

Eduardo Penedo
Assessoria de Imprensa  do vereador