ícone whatsapp

Câmara abre curso de Cerimonial no Ambiente Legislativo em parceria com Interlegis

09.06.2016 · 12:00 · Eventos

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande, em parceria com a Interlegis do Senado Federal, abriu na manhã dessa quinta-feira (9) a oficina de “Cerimonial no Ambiente Legislativo”, que está sendo realizada no Plenário Edroim Reverdito.

 

O curso está sendo ministrado pelo instrutor Francisco Etelvino Biondo, coordenador de formação e atendimento à comunidade do Legislativo/ILB/Interlegis – Senado Federal, que veio de Brasília para explanar aos presentes sobre todas as questões relacionadas ao cerimonial legislativo.

 

A oficina gratuita aborda assuntos como protocolo, etiqueta, cerimonial público, precedência, organização de eventos, vestuário e outros temas importantes para a função.

 

O objetivo da oficina é capacitar vereadores e servidores das Casas de Leis de todo o Estado e também da Assembleia de Mato Grosso do Sul. O curso possui carga horária de 16 horas-aula e está sendo realizado nesta quinta-feira das 8h às 18h e terminará na sexta-feira (10).

 

O curso conta com a presença de diversos servidores de câmaras do interior de Mato Grosso do Sul, que estão aproveitando a oportunidade para se aperfeiçoarem e aprenderem ainda mais. "essa oficina é de grande valia e tem um peso maior por ser da Interlegis, do Senado Federal", afirmou Marta dos Santos, da Câmara Municipal de Água Clara.

 

De acordo com Suzana Lima de Medeiros, da Câmara Municipal de Jardim, "gostamos muito desse curso e o que nos chamou atenção é essa oficina trazer a experiência prática e a vivência de uma pessoa que trabalha no cerimonial do Senado, não é só a questão burocrática e teórica", disse.

 

O instrutor Francisco Etelvino Biondo destacou a importância do cerimonial para a imagem da instituição. "o cerimonial tem como função promover a valorização da instituição. O cerimonial reflete a imagem pública, através da organização de eventos, solenidades. É o cerimonial que dá visibilidade para comunidade de tudo que acontece na instituição", disse.

 

Webjornalismo

 

Nos dias 16 e 17 de junho a Câmara Municipal de Campo Grande realiza também a Oficina de Webjornalismo Legislativo, também em parceria com a Interlegis, do Senado Federal.

 

A Oficina gratuita, ministrada pelo instrutor Luiz Carlos Santana de Freitas, coordenador de planejamento e fomento/ ILB/Interlegis/Senado Federal, será das 9h às 12h e das 14h às 18h.

 

A Oficina tem como objetivo oferecer treinamento referente à produção de conteúdo jornalístico nos portais das casas legislativas. O curso abordará temas como jornalismo on-line, uso de redes sociais, redação jornalística na web, comportamento do usuário de web, propaganda eleitoral no ambiente parlamentar, entre outros.

 

Crédito das Fotos: Bruno Ribeiro

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal