ícone whatsapp

Assinatura de convênio que beneficiará aldeia Água Bonita contou com a participação de João César Mattogrosso

04.07.2018 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Na última terça-feira (3), o vereador João César Mattogrosso (PSDB) participou, na Governadoria, de assinatura de convênio que visa garantir moradia digna para os moradores da aldeia Água Bonita. Atualmente cerca de 140 famílias vivem no local em barracos de lona e em condições precárias. A comunidade será beneficiada a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Campo Grande.

As moradias serão construídas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Governo Federal. Conforme o convênio assinado, os indígenas receberão qualificação para construírem as moradias. A Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) vai entrar com contrapartida de R$ 670.549,50 e a Prefeitura deverá aplicar cerca de R$ 650 mil no projeto.

Na Capital, no bairro Bom Retiro, que abriga famílias que estavam alojadas na Cidade de Deus, novas moradias estão sendo construídas por moradores que também receberam a formação, fruto da mesma parceria. A Fundação Social do Trabalho (Funsat) é a responsável por ministrar o curso de qualificação aos indígenas e o Estado vai fornecer os equipamentos de segurança individual.

O curso terá duração de 12 meses, sendo que os participantes selecionados receberão um salário mínimo e bolsa alimentação e trabalharão na construção de 80 casas do PNHR, viabilizadas pela Agehab nesta primeira etapa dos trabalhos. “Nossa meta é chegar a 135 moradias”, afirmou a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani.

Destacando Campo Grande como exemplo nacional, o prefeito Marquinhos Trad ressaltou a importância dessa parceria. “As condições econômicas atuais do País impõem dificuldades a todos e essa articulação da Prefeitura com o Governo do Estado é que tem permitido assegurar a melhoria das condições de vida de famílias que vivem em situação crítica”, destacou.

Já o chefe do executivo estadual reafirmou o compromisso em levar mais dignidade às famílias. “Procuramos solução para dar moradia digna aos moradores da Água Bonita e isso só foi possível com essa parceria, não é diferente daquela que estamos construindo lá no Bom Retiro. Terminaram o treinamento, a qualificação, além de erguer a sua própria residência, é uma profissão, estamos dando a oportunidade a homens e mulheres de terem uma profissão. Isso é extremamente dignificante”, declarou Reinaldo Azambuja.

Para o vereador João César Mattogrosso esta harmonia política é fundamental para o desenvolvimento da Capital. “Há anos sem investimentos em habitação, graças ao Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande, atuando harmonicamente com o Poder Legislativo, esta realidade tem mudado em Campo Grande. É gratificante atuar nessa gestão”, enfatizou o parlamentar.

Participaram da assinatura do convênio o governador do estado, Reinaldo Azambuja; o prefeito Marquinhos Trad; a diretora-presidente da AGEHAB, Maria do Carmo Avesani, o diretor-presidente da FUNSAT, Cleiton Freitas, e representantes da aldeia Água Bonita. Além disso, diversas autoridades da gestão estadual e municipal, além de deputados e vereadores também estiveram presentes na solenidade.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador